Região

Mogi realiza live nesta sexta para discutir retorno às aulas presenciais

Iniciativa é parte do pacote de estratégias de segurança promovidas pela secretaria na retomada das aulas

13 MAI 2021 • POR de Mogi • 21h19
Prefeitura de Mogi vai dialogar, por meio de live, com alunos e pais - Arquivo/DS
A Secretaria Municipal de Educação de Mogi promoverá nesta sexta-feira (14), às 19 horas, um encontro on-line com pais, responsáveis e alunos matriculados na rede de ensino da cidade. "O objetivo da live Retorno Seguro às Aulas Presenciais é apresentar o cronograma de ações que compreende o período que antecede o retorno, para que todos tenham ciência das ações que estão sendo previstas", explica a diretora pedagógica Andrea Souza.
 
A iniciativa é parte do pacote de estratégias de segurança promovidas pela secretaria na retomada das aulas em modalidade híbrida nas unidades escolares municipais a partir de 24 de maio. Entre as ações, a Secretaria de Educação elaborou um Guia Prático destinado aos agentes envolvidos no retorno às escolas. As diretrizes contemplam as áreas de logística, alimentação e atuação pedagógica, com treinamento das equipes escolares para a elaboração do Plano de Retorno realizado pelas unidades de ensino.
 
Soma-se a isso a resolução publicada no dia 4 de maio, na qual a secretaria instituiu a formação da Brigada da Pandemia na Escola, com o objetivo de garantir o efetivo cumprimento das medidas previstas no Protocolo de Segurança Sanitária. Cada escola deverá indicar pelo menos três servidores para compor a Brigada até sexta-feira (14/05).
 
A live Retorno Seguro às Aulas Presenciais poderá ser acessada pelo canal da Secretaria no YouTube: https://bit.ly/3bmNplV
 
Brigada da Pandemia
 
A Secretaria Municipal da Educação de Mogi das Cruzes instituiu a Brigada da Pandemia na Escola, com o objetivo de garantir o efetivo cumprimento das medidas previstas no Protocolo de Segurança Sanitária na retomada das atividades educacionais presenciais. A brigada foi instituída por resolução publicada no dia 4 de maio.
 
A instituição da Brigada em cada escola já havia sido apontada, em reuniões anteriores, como uma ação fundamental para garantir o retorno seguro. Para a formação mais densa dos servidores em relação aos protocolos sanitários, a Secretaria apontou a necessidade de que cada escola tenha pelo menos três servidores na brigada indicados até o dia 14 de maio.
 
Cada unidade pode definir mais servidores para essa composição. “Precisaremos ter pelo menos um ‘agente monitor’, um ‘ponto focal interno’ e um ‘ponto focal externo’, nos termos da resolução”, explica o secretário-adjunto Caio Callegari. 
 
“Apontamos a importância de instituir tais grupos até sexta-feira da semana que vem (14/05), para que possamos realizar as formações na semana do dia 17 de maio”, completa.
 
Com isso, a formação da Brigada da Pandemia nas Escolas conforme a legislação vigente passa a ser dever das unidades escolares municipais para o retorno presencial.