Região

Prefeitos reforçam medidas contra golpes após clonagem do WhatsApp de Marcia Bin

Entre as medidas está a troca regular de senha do aparelho; ação foi tomada após ocorrido com a prefeita de Poá

14 MAI 2021 • POR Thiago Caetano - da Região • 05h00
Após clonar telefone, infrator passa a mandar mensagens pela pessoa - Pexels/Divulgação
Os prefeitos das cidades do Alto Tietê estão reforçando medidas contra a clonagem de celulares. Entre as principais ações está a troca regular de senha do aparelho dispositivo. A atenção aumentou após a prefeita de Poá, Marca Bin (PSDB), ser alvo de golpe no WhatsApp na última quarta-feira (12). A prefeita teve seu celular clonado. 
 
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), por exemplo, conta com senha em seu aparelho, com autenticação por dois fatores em suas redes sociais e e-mail. Ashiuchi também foi alvo de golpe no WhatsApp. O suspeito utilizava a foto do prefeito suzanense em outro número. Um Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado e o caso segue sob investigação da Polícia Civil. 
 
A Prefeitura de Suzano destaca que, assim como seus servidores, não solicita informações de dados bancários, números de telefone ou informações pessoais pelo aplicativo de mensagens ou qualquer outra ferramenta digital. Ashiuchi pede para que a população fique atenta com notícias falsas e golpes na Internet. “Peço que todos tomem cuidado com notícias falsas e golpes aplicados na Internet. É preciso atenção. Nunca forneça seus dados a ninguém", orienta. 
 
Em Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos) adota algumas práticas para utilização do celular, como troca regular de senhas, verificação em duas etapas, restrições em aplicativos e comportamento seguro, evitando abrir links e e-mails suspeitos e usar redes de wi-fi abertas. 
 
O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PP), também troca as senhas constantemente e evita acessar sites que demonstram não ser confiáveis. O órgão ressalta que em caso de clonagem, é importante realizar um boletim de ocorrência e notificar a operadora. 
 
A administração pública orienta a população a evitar usar como senha a data de nascimento, números sequenciais ou informação de fácil acesso e ressalta a existência de aplicativos que oferecem a verificação em duas etapas, com confirmação por SMS e e-mail. Na dúvida, a orientação é procurar um órgão oficial. 
 
Já o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla (PSL), também se mantém atento em relação a mensagens e e-mails com links suspeitos. Além disso, também segue os métodos de segurança recomendados.
 
Caso Marcia Bin
 
O DS informou na edição da última quinta-feira que o telefone da prefeita de Poá, Marcia Bin (PSDB), foi clonado e seus contatos receberam mensagens pedindo transferência de dinheiro.
 
A Secretaria de Fazenda recebeu mensagem exigindo duas transferências nos valores de R$ 50 e R$ 60 mil para “custeio”. Nenhum valor foi transferido para as referidas contas.
 
A chefe do poder Executivo já registrou um Boletim de Ocorrência (BO) e adotará todas as medidas cabíveis para averiguação deste crime.