Cidades

Suzano amplia ações de combate ao trabalho infantil

Trabalhos de acolhimento e conscientização marcam o mês de combate ao trabalho infantil

11 MAI 2021 • POR de Suzano • 23h15
Em referência ao Dia Mundial, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social anunciou novas medidas para fortalecer as ações preventivas e de apoio voltadas à população e aos profissionais da área - Wanderley Costa/Secop Suzano
Em referência ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado anualmente em 12 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano anunciou novas medidas para fortalecer as ações preventivas e de apoio voltadas à população e aos profissionais da área. A principal delas é a revitalização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), voltado para coibir a condição de trabalho precoce.
 
Para ampliar o atendimento e garantir medidas mais abrangentes para as famílias em situação de vulnerabilidade social, o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (Comdicas) oficializou na última quinta-feira (10/06) as diretrizes do PETI no município e destinou R$ 300 mil do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para sua execução. A administração municipal inicia agora a contratação do serviço para realizar o trabalho social com as famílias e, com isso, ofertar atividades socioeducativas para os moradores que se encontrem em situação de trabalho infantil.
 
A expectativa é que a medida beneficie mais de cem crianças e adolescentes durante um ano, com o objetivo de retirá-los desta condição. A ampliação das ações de combate ao trabalho infantil também permitirá à pasta de Assistência Social realizar um diagnóstico no município, de forma a avaliar o que é preciso ser feito para garantir os direitos à infância para os suzanenses. Com base neste levantamento, a administração municipal irá promover nova campanha educativa de combate ao trabalho infantil e levará capacitação aos seus assistentes sociais, de forma a oferecer o melhor atendimento possível às comunidades.
 
O trabalho infantil é classificado como toda forma de atividade econômica ou de sobrevivência, exercida por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal para ingressar no mercado de trabalho, de 16 anos. Não se enquadra neste contexto a condição de aprendiz a partir dos 14 anos. O número de menores de idade em situação de trabalho infantil no mundo chegou a 160 milhões em 2020, de acordo com relatório de junho deste ano da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ainda segundo o documento, outras 8,9 milhões de pessoas correm o risco de ingressar nessa situação até 2022 devido aos impactos do novo coronavírus (Covid-19). Os dados acendem um alerta para a necessidade de intensificar as ações de conscientização e combate à exploração infantil.
 
Atualmente, a pasta executa diversas ações voltadas para o enfrentamento desta condição, oferecendo assistência contínua para retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce. As unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), presentes em todas as regiões do município, oferecem uma variedade de métodos de acolhimento para este público vulnerável, como o Programa de Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que visam o fortalecimento familiar e a garantia de direitos.
 
Além disso, por meio das unidades do Cras, mais de mil pessoas são beneficiadas com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, promovido através de uma rede de instituições conveniadas à administração municipal. O Conselho Tutelar de Suzano também se faz presente no cotidiano das vítimas com ações constantes para a garantia dos direitos dos menores de idade. De acordo com o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, o dia 12 de junho é um marco extremamente importante nesta luta, evidenciando a necessidade de transformar a realidade de todas as crianças e adolescentes que são privados de sua infância e explorados no mercado de trabalho.