Polícia

Canil de Suzano participa de ação integrada em Mogi

Operação com a Polícia Civil resultou na apreensão de drogas

15 JUN 2021 • POR de Suzano • 10h54
Canil de Suzano participa de ação integrada em Mogi - Mauricio Sordilli/Secop Suzano

O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano participou na última semana de uma ação integrada com as forças de segurança de Mogi das Cruzes, com o objetivo de promover busca e apreensão em um conjunto de prédios da cidade vizinha. Na ocasião, os agentes suzanenses contaram com o apoio do cão farejador Dragon. A operação resultou na localização de entorpecentes e na captura de um suspeito de tráfico de drogas.

A solicitação de apoio partiu do 4º Distrito Policial de Mogi das Cruzes, que levou em consideração o histórico e a competência do grupamento especializado de Suzano em rastrear e identificar entorpecentes. Ao lado da GCM mogiana, os órgãos se encaminharam para um conjunto de prédios da cidade, para cumprir ordens de prisão e realizar intervenções diversas, como a busca e apreensão de drogas e armamentos.

Com mandados em mãos, os guardas suzanense vistoriaram diversos apartamentos com o apoio do cão farejador Dragon, vasculhando a área em busca de itens ilícitos até encontrar uma bolsa cheia de entorpecentes escondida entre alguns materiais de construção, na parte externa de um dos prédios.

No total, foi apreendido cerca de um quilo de drogas, uma quantia estimada em R$ 3 mil. Os agentes presentes ainda detiveram um homem por tráfico de entorpecentes nas proximidades e cumpriram o mandado de prisão de outro indivíduo que já era procurado pela justiça.

A comandante da GCM suzanense, Rosemary Caxito, destacou os resultados positivos obtidos pela parceria entre as forças de segurança, que realizaram uma ação rápida e precisa contra a criminalidade. “Quem mais se beneficia com estas medidas é a população. São menos drogas nas ruas e mais segurança para os moradores. Agradeço o 4º Distrito Policial de Mogi das Cruzes pelo convite e pelo reconhecimento de nosso Canil, que trabalha dia e noite para coibir irregularidades e garantir o bem-estar de todos”, afirmou.

Esta não é a primeira vez que o grupamento especializado da GCM de Suzano é convidado para prestar apoio a órgãos de segurança de outras cidades. Em fevereiro deste ano, os agentes já haviam realizado trabalho conjunto com a Polícia Civil de Mogi das Cruzes em outro cumprimento de mandados de prisão e atividades de busca e apreensão. Na ocasião, os cães farejadores Athos e Mayla participaram dos casos.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, a solicitação de apoio por parte dos policiais da cidade vizinha evidencia a capacidade e a qualidade dos serviços prestados pelo Canil. “Reconhecimentos como este são fruto de muito trabalho e dedicação dos nossos guardas e, claro, da qualidade técnica dos cães, que recebem um treinamento excepcional. O grupamento sempre trouxe bons resultados para o município e segue à disposição para futuras ações conjuntas, sempre com o objetivo de garantir o bem-estar dos cidadãos”, concluiu.