Bem-estar animal

Meio Ambiente resgata cavalo abandonado na Marginal do Una

Autoridades seguem em busca do tutor do animal para devolvê-lo e tomar as devidas providências

16 JUN 2021 • POR de Suzano • 14h56
Meio Ambiente resgata cavalo abandonado na Marginal do Una - Mauricio Sordilli/Secop Suzano

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano realizou nesta terça-feira (15) o resgate de um cavalo abandonado. O animal estava pastando sozinho entre duas faixas da avenida Governador Mario Covas, a Marginal do Una. Ele foi encaminhado para um lar temporário e as autoridades municipais seguem em busca do seu tutor para que a devolução seja feita.

A pasta foi informada durante a manhã sobre o caso, depois que alguns agentes municipais passaram pelo local e notaram o animal naquela condição de risco. Considerando a gravidade da situação, tanto para a saúde do animal quanto para os motoristas, dada a ameaça de acidentes de trânsito na proximidade do rio, as equipes foram imediatamente ao local para fazer o resgate.

Após ser retirado em segurança da área de tráfego intenso de veículos, o animal foi encaminhado provisoriamente para o ecoponto da Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira), onde recebeu água e continuou a pastar em segurança. Enquanto isso, os agentes municipais monitoraram as proximidades à espera do proprietário, mas ninguém apareceu.

Após horas esperando alguém se apresentar em busca do animal, a equipe formalizou um boletim de ocorrência por abandono junto à Guarda Civil Municipal (GCM). Posteriormente foi emitido um auto de posse, que concedeu um lar temporário para o cavalo enquanto o tutor não é identificado. As autoridades seguem em busca do responsável pelo animal para restabelecer a sua posse e tomar as devidas providências, com aplicação de multa de acordo com a legislação municipal de crimes ambientais.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, ressaltou o risco do animal perdido em uma via de tráfego constante de automóveis como a Marginal do Una. Ele ainda reforçou que o setor de Bem-Estar Animal atua por toda a cidade atendendo a denúncias e realizando ações de fiscalização, sempre com o objetivo de combater o abandono, os maus tratos e garantir os cuidados necessários para os animais do município.

“O procedimento padrão ao lidar com animais de grande porte abandonados é sempre levá-los para um lugar seguro, fornecer água e aguardar, porque geralmente o dono aparece. Infelizmente não foi o caso. Apesar disso, nossa expectativa é que a pessoa responsável pelo cavalo se apresente nos próximos dias, para que seja possível esclarecer a situação e devolvê-lo à sua rotina habitual”, afirmou.

Para denunciar casos de maus-tratos ou abandono, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo aplicativo para celular “Cidadão Online”, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-774-2007, além da equipe de Bem-Estar Animal, pelo número (11) 4745-2055.