Cidades

Passageiros criticam superlotação e tempo de intervalo entre os trens

Para alguns passageiros tempo de espera nas estações colabora com a lotação das composições

21 JUN 2021 • POR Thiago Caetano - de Suzano • 23h10
Passageiros criticam superlotação e tempo de intervalo entre os trens - Regiane Bento/DS
Trens lotados e o tempo de intervalo entre as composições voltaram a ser alvos de críticas por passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Na opinião de alguns passageiros, o tempo de espera nas Estações da Linha 11 – Coral colabora com a lotação das composições.
 
Para a farmacêutica Viviane Fonseca, deveria existir alguma maneira de diminuir o número de passageiros dentro da composição. Ela também acharia interessante a extensão da Linha 11 – Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda. “Os trens estão lotados. Deveriam pensar em algo com o objetivo de diminuir o número de pessoas dentro dos trens. O intervalo, principalmente nos finais de semana, é muito grande”, afirma.
 
“Deveriam fazer essa ligação até a Palmeiras-Barra Funda. Seria importante para nós”, complementou a farmacêutica.
 
Daniele Sanches dos Santos acha que número de trens em operação deveria ser maior. A jovem de 21 anos citou o metrô como exemplo e também criticou a operação nos fins de semana. “Precisa melhorar. Deveria passar mais trens. No metrô, por exemplo, é mais rápido. Entendo que nos trens, o intervalo é muito maior, especialmente no fim de semana”, opina. A principal preocupação de Maria Lucia de Melo é com relação à lotação das composições.
 
“É perigoso por causa da pandemia. Os trens estão sempre lotados. Fora isso, não tenho o que reclamar”. Luiz Sergio Nery trabalha em São Miguel Paulista. Para chegar ao trabalho, ele precisa descer na Estação Calmon Viana e utilizar a Linha 12 – Safira. Na sua visão, a linha poderia ser ampliada até a Estação de Suzano. “Deveria ser ampliada até Suzano. Quem vem de São Miguel, como eu, precisa vir direto. Com relação a lotação dos trens, isso sempre vai existir. Não tem jeito”, disse Nery.
 
Porém, nem todos pensam da mesma maneira, como é o caso de Guilherme Moreira. “As condições são ótimas. E até que está rápido. Não chego a esperar tanto tempo”, finalizou.
 
Intervalos
 
Segundo o sistema de intervalos, no site da empresa, o tempo de espera nos dias úteis é de 4 a 8 minutos na Linha 11 - Coral. No sábado, o intervalo é de 8 minutos das 4 às 18 horas. Das 18 às 21 horas o tempo de espera é de 10 minutos. Já das 21 às 24 horas o intervalo é de, no máximo, 35 minutos, mesmo tempo de espera nos domingos e feriados. A CPTM informou que não há previsão de mudança, tanto no tempo de espera quanto em um possível aumento de frota.