Polícia

GCM de Suzano apreende drogas e recupera carro roubado

Resultado positivo é fruto do rápido atendimento das equipes às denúncias da população

14 JUL 2021 • POR de Suzano • 15h00
GCM de Suzano apreende drogas e recupera carro roubado - Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano divulgou nesta quarta-feira (14) a apreensão de 165 porções de drogas no Jardim Alterópolis, ação que resultou na prisão de um homem pela venda dos ilícitos. Já no dia anterior (13), os agentes recuperaram um carro roubado em menos de meia hora após o início das buscas. Ambos os casos foram acolhidos por meio de denúncias da população.

Aproximadamente às 11h20, uma viatura da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) estava em patrulhamento de rotina pela região norte da cidade, próxima ao Jardim Alterópolis, quando recebeu uma denúncia sobre um possível caso de tráfico de entorpecentes nas proximidades. Considerando o histórico do endereço indicado, conhecido como ponto recorrente da venda de ilícitos na região, a equipe se dirigiu imediatamente ao local para averiguar o caso.

Chegando lá, avistaram um indivíduo em comportamento suspeito na calçada. Quando os guardas deram ordem de parada, ele tentou fugir correndo, mas logo foi detido. Com ele, foi encontrada uma sacola plástica contendo 78 papelotes de crack, 36 de maconha, 36 de cocaína, oito de lança perfume, quatro de skunk, dois de ecstasy e um de haxixe. Durante revista pessoal, ainda identificaram mais R$ 65,80, dinheiro fruto da venda das drogas. Diante do flagrante, o suspeito foi conduzido ao 2º Distrito Policial de Suzano, na Cidade Boa Vista, onde segue à disposição da Justiça. Os materiais foram apreendidos e encaminhados para perícia.

Neste mesmo horário de terça-feira, no centro da cidade, uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) também seguia com patrulhamentos preventivos, medida da corporação para garantir a presença policial por todos os pontos do município. Quando circulavam próximos à rua Katsuo Miyazato, foram abordados por um morador informando que seu carro havia sido furtado. Com o número da placa e as demais características do veículo em mãos, os agentes logo iniciaram buscas pelas proximidades.

Em uma rápida operação de monitoramento, a equipe vasculhou a região central e ampliou o alcance da ronda para o Jardim Casa Branca, local onde encontraram o automóvel, abandonado na via pública. Assim que confirmaram a origem do veículo, imediatamente acionaram a vítima e devolveram o item ao seu legítimo proprietário. A ação durou cerca de 25 minutos.

Segundo a comandante da GCM, Rosemary Caxito, os patrulhamentos preventivos acontecem de forma constante por todas as regiões do município. “Nossas equipes estão presentes dia e noite pelos bairros e na malha central, se fazendo presentes no cotidiano da população e trabalhando em prol de sua segurança. Estamos sempre à disposição para atender qualquer necessidade dos moradores, seja por meio de denúncias telefônicas ou em diálogo com algum de nossos guardas”, afirmou.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, parabenizou as equipes dos grupamentos Romo e Romu pelos resultados positivos na ocasião. “Tanto a apreensão da quantia considerável de drogas como a rapidez da recuperação do veículo reforçam a importância da atuação da GCM na cidade, que conta com profissionais extremamente capacitados e aptos a proteger a população”, concluiu.  A Guarda Civil Municipal de Suzano recebe denúncias por meio do telefone (11) 4746-3297.