Arte

Suzano inicia exibição da mostra virtual Cultura é Atitude

Produções de artistas da cidade serão transmitidas nas plataformas virtuais da prefeitura a partir de sexta-feira (16)

15 JUL 2021 • POR de Suzano • 16h18
Secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, convidou a todos para prestigiar o belíssimo trabalho dos artistas suzanenses - Wanderley Costa/Secop Suzano

A Secretaria de Cultura de Suzano inicia nesta sexta-feira (16) a exibição da mostra Cultura é Atitude, que conta com 77 projetos de artistas da cidade. As atrações contemplam diversas linguagens entre teatro, música, literatura, dança, audiovisual e artes plásticas. Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as apresentações acontecerão de forma virtual, por meio das plataformas on-line da prefeitura.

As obras serão transmitidas ao vivo toda sexta-feira e sábado, a partir das 19 horas, na rede social oficial da pasta (www.facebook.com/culturadesuzano) e no YouTube da administração municipal (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano), com apresentação dos coordenadores da Cultura suzanense, Márcia Belarmino e Vinicius Amaral. Nas oportunidades, o público poderá acompanhar os trabalhos autorais e interpretações de mais de cem artistas do município, que se inscreveram previamente no projeto e foram habilitados.

Com o tema “Em tempos de isolamento e violência: o amor”, a mostra tem como objetivo promover a reflexão sobre as vivências dos profissionais do setor cultural neste período repleto de adversidades como as fake news, o negacionismo, a luta contra os direitos à vida e o isolamento social. Além de destacar o papel da arte diante destas condições, o projeto ainda tem a premissa de fortalecer o cenário cultural de Suzano, utilizando a visibilidade das mídias sociais da prefeitura para ampliar o alcance das produções regionais.

Segundo o coordenador de Projetos e Editais da pasta, Fernandes Júnior, a prefeitura planejava contemplar, a princípio, 49 projetos. Porém, devido ao número expressivo de inscritos e a possibilidade de uma segunda edição da mostra virtual, o número de artistas atendidos foi ampliado para abranger todos os 77 habilitados. 

“Tivemos uma adesão muito grande, em um mês foram 102 trabalhos inscritos no total. Destes, alguns não foram qualificados por não se encaixarem em algum dos critérios ou por falta de documentação, mas a grande maioria estava de acordo com o previsto no edital. Agora, passada a formalização da mostra, só nos resta apreciar as apresentações, que estarão semanalmente à disposição do público”, afirmou o coordenador.

O secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, convidou a todos para prestigiar o belíssimo trabalho dos artistas suzanenses. Segundo ele, a mostra Cultura é Atitude conta com uma grande diversidade, tanto em conteúdo como em linguagens. “Desde o começo tivemos uma preocupação muito grande em acolher este público, que foi um dos mais impactados pela pandemia. A mostra foi criada com este intuito, é um espaço plural, com arte para todos os gostos. Temos apresentações de dança, de teatro, obras circenses, literárias, entre várias outras. É uma grande oportunidade de conhecer e valorizar as produções culturais da cidade”, concluiu.