Inauguração

Suzano ganha novo Espaço dos Conselhos

Instalação fica no centro da cidade e deverá sediar reuniões de quatro conselhos municipais

24 JUL 2021 • POR de Suzano • 14h00
Suzano ganha novo Espaço dos Conselhos - Wanderley Costa/Secop Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, realizou nesta sexta-feira (23) a entrega do Espaço dos Conselhos, novo local na região central que deverá abrigar as reuniões de quatro conselhos da cidade. A cerimônia ainda contou com a transição da liderança do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas). Com isso, um novo gestor assumiu o mandato até o ano que vem.

Localizado na rua Monsenhor Nuno, 595, no centro, o espaço público é destinado para abrigar as sessões de debate, encontros e reuniões diversas dos conselhos municipais de Assistência Social (Comas); da Criança e do Adolescente (Comdicas); do Idoso (Comid) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). O local conta com cinco cômodos já preparados para acolher os integrantes de cada órgão em suas atividades de rotina, dispondo de mesas e estrutura adequada. O uso do ambiente já teve início, respeitando todas as medidas necessárias para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

A ocasião também foi marcada pela mudança da administração do Comas, resultado de eleição feita pelo órgão. O servidor Anderson de Oliveira, que esteve à frente do Conselho entre 2020 e 2021, deixou o cargo e Helisson Bueno iniciou a nova gestão. O homem, que também é presidente do Instituto Beneficente Viva a Vida, entidade localizada no Jardim São José, assume mandato com duração até o ano que vem.

Em suas estruturas oficiais, os conselhos municipais são compostos por representantes do poder público e da sociedade civil, em igual quantidade, sendo órgãos consultivos, deliberativos, normativos, fiscalizadores e avaliadores das políticas públicas da cidade, prezando pela atuação e fortalecimento de seus respectivos segmentos.

Estiveram presentes na ocasião o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; a presidente do Comid, Elaine Cavalheira; a presidente do Comdicas, Jaqueline Ferreira; a presidente do CMPCD, Pauline Satler; e o presidente da Guarda Mirim de Suzano, Eduardo Raffoul.

Garippo destacou que a administração municipal ainda tem articulado a retomada do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar. “Já tivemos reuniões com entidades e movimentos sociais da cidade para organizar este retorno, agora os órgãos passam pelos procedimentos legais necessários, que precedem a abertura de novas assembleias para eleger as suas composições. Quando voltarem a atuar, também poderão utilizar desta nova instalação pública”, afirmou.

Em sua fala, o chefe do Executivo reforçou a importância dos conselhos municipais, que estreitam o diálogo entre a população e a gestão da cidade, permitindo que novas políticas públicas sejam traçadas ou repensadas para promover melhores condições para seus segmentos. “Com o Espaço dos Conselhos, os órgãos agora dispõem de estrutura completa para suas reuniões e deliberações. A administração municipal segue em diálogo constante com os conselhos para que, juntos, possamos construir uma Suzano melhor para todos”, concluiu.