Polícia

GCM apreende 4,9 quilos de drogas em operações por Suzano

Ações resultaram na retirada de 1,2 mil porções de entorpecentes das ruas e na recuperação de um carro roubado

30 AGO 2021 • POR de Suzano • 18h04
GCM apreende 4,9 quilos de drogas em operações por Suzano - Divulgação

As equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano encerraram mais um fim de semana de operações intensivas pelos bairros da cidade. Como resultado, um montante de 4,9 quilos de entorpecentes foi apreendido em dois pontos de tráfico dos ilícitos na Cidade Miguel Badra e no Jardim Monte Cristo. Além disso, um veículo roubado foi recuperado no Ipelândia, bairro do distrito de Palmeiras.

No último domingo (29), uma viatura do Canil estava em patrulhamento preventivo pela Cidade Miguel Badra quando um grupo de moradores denunciou um caso de tráfico de entorpecentes em andamento nas proximidades. Os agentes imediatamente solicitaram apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) e foram até o endereço. Lá, avistaram um indivíduo correndo em direção a uma viela, em aparente fuga. A equipe iniciou perseguição, mas o perdeu de vista próximo a uma construção abandonada. 

Como procedimento de rotina, começaram a inspecionar as redondezas com o auxílio do cão farejador Taurus, até que encontraram uma grande quantidade de drogas escondida. Por meio da ação, foram apreendidas 460 porções de cocaína, 96 de maconha, 90 de lança perfume, 86 de crack, R $308, fruto da venda dos ilícitos, três rádios comunicadores e ainda um simulacro de arma de fogo. Ao todo, três quilos de drogas foram recolhidos e encaminhados à Delegacia de Polícia (DP) central.

Um caso semelhante aconteceu na sexta-feira (27), quando agentes da Romu patrulhavam o Jardim Monte Cristo no fim da tarde. Eles circulavam próximos a um ponto recorrente de tráfico de drogas quando notaram que havia alguém escondido em meio a um arbusto. Ao perceber a aproximação da GCM, o indivíduo saiu de seu esconderijo e correu para um terreno de mata alta, em fuga. A equipe tentou perseguí-lo, mas logo o perdeu de vista.

Na sequência, foi feita varredura no local em busca de itens ilícitos que também poderiam estar guardados por ali. Com isso, uma bolsa repleta de entorpecentes foi encontrada em meio à vegetação. Foram recolhidos 220 microtubos de crack, 202 papelotes de cocaína, 49 de maconha, 34 frascos de lança perfume e 24 invólucros de Skank, totalizando 1,9 quilos de entorpecentes. Todos os materiais foram apreendidos e encaminhados ao DP central para serem enviados à perícia.

Já na quarta-feira (25), uma viatura da GCM estava em ronda de rotina pelo distrito de Palmeiras quando foram informados por moradores sobre um veículo abandonado em uma rua do bairro Ipelândia. Os guardas foram ao endereço e encontraram o automóvel danificado, com os vidros abertos. Ao checar a numeração da placa junto à central de comunicações da corporação, descobriram que se tratava de um produto de furto, subtraído de seu proprietário há dois dias. Diante dos fatos, o carro foi apreendido e encaminhado para o 1º Distrito Policial de Palmeiras. O item deverá ser devolvido para seu legítimo dono em breve.

A comandante da GCM, Rosemary Caxito, reforçou o compromisso da corporação no combate ao tráfico de drogas pela cidade. Segundo ela, as equipes atuam dia e noite nos bairros para impedir o avanço da criminalidade e coibir os crimes em andamento. “Nesta semana conquistamos um resultado extremamente importante, quase cinco quilos de drogas que deixaram de circular pelas ruas. Seguimos trabalhando empenhados e sempre a serviço dos cidadãos, para garantir a segurança e o bem-estar de todos”, concluiu.