Lance Livre

Lance Livre 12-09-2021

12 SET 2021 • POR Edgar Leite • 05h00

Diretoria de Ensino
A Diretoria de Ensino (DE) de Suzano, por meio de sua equipe da Sala de Leitura, foi selecionada para participar, no último dia 20 agosto, do V Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), evento referência no campo dos debates sobre alfabetização no Brasil, desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.
 
Tema
O tema desta edição, ocorrida em formato digital, foi "Alfabetização: Políticas, Práticas e Resistências". As professoras coordenadoras do Núcleo Pedagógico (PCNPs) da Sala de Leitura da DE de Suzano, Idê Moraes dos Santos e Lilian Knoblok - autoras do texto - apresentaram o artigo intitulado "Ressignificando o espaço físico da sala de leitura - novas formas de ler e interpretar o texto escrito", sobre como os professores, em tempos de pandemia, estão redefinindo as Salas de Leitura, expondo diferentes modos de ler e interpretar o texto em ferramentas digitais. 
 
Pandemia
Na pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), as Salas de Leitura das escolas estaduais mantiveram-se desativadas para o empréstimo de livros, tendo sido utilizadas para outras finalidades, conforme Resolução Seduc 11, de 26 de janeiro de 2021. Pensando nesta realidade e objetivando ampliar a atuação dos profissionais das Salas de Leitura, além de dar fluidez ao acesso dos estudantes aos materiais e aos conteúdos, a DE realizou formação continuada para que esses professores pudessem dar seguimento às atividades através de mídias e instrumentos digitais. 
 
95% dos  
municípios
Em mais de 95% dos municípios, a vacinação contra Covid-19 está na faixa etária abaixo de 24 anos. Desse total, 556 (23,7%) já imunizam adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. 
 
Pesquisa
A 24ª edição da pesquisa semanal da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que contou com a participação de 2.344 gestores municipais, mostra também que em 1.621 localidades não houve registro de mortes devido à doença nesta semana, o que representa 69,2% dos pesquisados.
 
Mapeamento
O mapeamento feito pela CNM — entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro — mostra ainda que 1.192 municípios (50,9% das respostas) não tiveram novas internações causadas pelo novo coronavírus e 485 registraram redução no número de casos. Em relação ao público mais vulnerável, os dados apontam para um cenário animador: mais de 2 mil localidades não registraram aumento nas internações de idosos.