Polícia

GCM apreende drogas no Jardim Colorado e impede pichação no centro

Ações foram resultado de patrulhamentos preventivos e do monitoramento constante das câmeras de segurança da cidade

15 SET 2021 • POR de Suzano • 12h06
GCM apreende drogas no Jardim Colorado e impede pichação no centro - Secop/Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano realizou a apreensão de 207 porções de drogas no Jardim Colorado nesta semana. Uma mulher foi detida em flagrante com mais de mil reais, fruto da venda dos ilícitos. Dois indivíduos ainda foram detidos na semana passada por pichar o muro da CPTM próximo ao viaduto Ryu Mizuno. O crime foi identificado e coibido graças às câmeras da Central de Segurança Integrada (CSI).

Na última segunda-feira (13/09), por volta das 18h30, uma equipe da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) estava em patrulhamento de rotina pelo Jardim Colorado para garantir a segurança dos moradores. Quando entraram na rua Brasil Para Cristo, os agentes avistaram uma mulher sozinha na calçada, em comportamento suspeito. Ao notar a aproximação dos guardas, ela começou a correr para o lado oposto, em fuga, mas foi detida poucos metros à frente.

Em revista pessoal, foi encontrada com ela uma bolsa repleta de entorpecentes, além de grande quantia em dinheiro, fruto da venda dos ilícitos na comunidade. No total, foram apreendidos 128 pinos de crack, 53 invólucros de cocaína, 26 papelotes de maconha e R$ 1.122,25. A suspeita foi conduzida à Delegacia de Polícia (DP) central e segue à disposição da justiça. A ação contou com apoio de outra viatura da corporação.

Já durante a madrugada do último dia 9, o serviço de monitoramento da GCM flagrou, por meio das câmeras espalhadas pela cidade, dois indivíduos pichando o muro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em trecho próximo ao viaduto Ryu Mizuno, no centro. Ao constatar o crime, o agente da CSI continuou a acompanhar a movimentação dos homens e acionou viaturas da corporação que estavam próximas do local.

Ao chegar no endereço, os guardas municipais detiveram um dos criminosos em flagrante. O outro, que havia fugido, foi detido pouco tempo depois em uma rua próxima. Os materiais usados no crime foram apreendidos. Quanto aos jovens, ambos assumiram autoria do crime e foram identificados como moradores do município vizinho de Poá. Eles foram encaminhados ao DP central para que as devidas providências fossem tomadas.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, reforçou a importância das câmeras da Central de Segurança Integrada, que estão instaladas em diversos pontos estratégicos do município. “Com esse apoio, podemos acionar suporte em tempo real para atender os casos, a fim de reduzir ao máximo o tempo de atendimento e impedir que os infratores fujam impunes. Aqueles que desejam fazer denúncias podem entrar em contato com a GCM pelo telefone (11) 4746-3297”, concluiu.