Lance Livre

Lance Livre 16-09-2021

16 SET 2021 • POR Edgar Leite • 05h00

Política agitada
O anúncio da pré-candidatura do ex-prefeito Marcelo Candido (PDT) nas eleições de 2024 agitou os bastidores políticos em Suzano.
 
Participação  ao vivo
Na participação de Candido, ao vivo no Programa DS Entrevista, ele revelou que espera apoio do PL e a confirmação da “aliança firmada” em 2016: o PDT seguiria com o PL e depois o PL com o PDT.
 
Cedo
Para muitos políticos, ainda é cedo para falar como vai ficar a composição política daqui a três anos, mas o anúncio do ex-prefeito agita o meio.
 
Dia da Democracia
Nesta quarta-feira (15) foi comemorado o Dia Internacional da Democracia. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 como forma de lembrar a Declaração Universal da Democracia, assinada em 15 de setembro de 1997 por representantes de 128 países.
 
Celebração da data
A celebração da data tem como objetivo reforçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais em todo o mundo.
 
ONU
Para a ONU, democracia é um valor universal, baseado na livre expressão da vontade dos povos de determinarem os seus sistemas políticos, econômicos, sociais e culturais e a sua plena participação em todos os aspectos de suas vidas. Ainda segundo a ONU, a democracia promove um ambiente ideal para a proteção e a realização efetiva dos direitos humanos.
 
Katia Sastre
A deputada federal Policial Katia Sastre (PL) anunciou a aprovação do Projeto de Lei, de sua autoria, na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. O projeto prevê a possibilidade de utilização do Fundo Nacional de Segurança Pública para financiar sistemas de videomonitoramento nas imediações dos presídios. Só no Estado de São Paulo, são 176 estabelecimentos prisionais, distribuídos em quase 100 municípios, lembrou a deputada. 
 
Mais segurança
A medida busca conferir mais segurança a mais de 27 milhões de habitantes e conter a escalada de violência que vem atingindo essas áreas, segundo Katia Sastre.