Suzano

Operação Cata-Treco inicia novo ciclo de coleta em mais de 20 bairros

Ação será realizada até o próximo dia 24 (sexta-feira); equipes também irão coletar inservíveis na região central neste domingo (19/09)

16 SET 2021 • POR de Suzano • 14h14
Operação Cata-Treco inicia novo ciclo de coleta em mais de 20 bairros - Wanderley Costa/Secop Suzano

A Operação Cata-Treco iniciou nesta semana seu novo cronograma de coletas pela cidade. Mais de 20 bairros de Suzano receberão as equipes do projeto, que recolhem objetos inservíveis dos moradores. A programação completa está disponível no site oficial da prefeitura (http://bit.ly/Cata-TrecoSuzano).

O serviço será prestado até 24 de setembro (sexta-feira). A primeira equipe atuará nos bairros Vila Amorim, Vila Nova Amorim, Vila Mazza, Vila Urupês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Residencial Suzano, Jardim Cacique, Jardim Luela, Jardim Colorado, Jardim Novo Colorado e Jardim Aeródromo Internacional. Já a segunda visitará Cidade Edson, Jardim Ana Rosa, Jardim Riviera, Jardim Altos de Suzano, Parque do Colégio, Jardim Suzano, Jardim Marcato, Jardim Modelo, Jardim Vitória, Jardim Realce, Parque Santa Rosa e Chácara Faggion.

A operação também repetirá no próximo domingo (19/09) o itinerário do último final de semana, quando o trabalho de coleta ocorreu das 8 às 17 horas nas ruas Benjamin Constant e General Francisco Glicério. Nesta nova ação, a iniciativa expande sua área de atuação para a rua Nove de Julho e a avenida Armando de Salles Oliveira, com o objetivo de atender aos pedidos de moradores e comerciantes do centro.

Existe a possibilidade de as rotas dos caminhões sofrerem alterações. Por isso, a Prefeitura de Suzano recomenda que as pessoas selecionem os materiais que desejam descartar logo nos primeiros dias do cronograma, depositando-os na calçada de suas residências. Assim, a coleta será bem mais prática à medida que as equipes avançam.

É possível contribuir para a organização dos próximos itinerários sugerindo locais que precisam do serviço. Para isso, basta participar da consulta pública promovida pela administração municipal, por meio do formulário bit.ly/CTnoBairro, preenchendo os campos com dados pessoais, telefone e indicação de locais.

O secretário municipal de Governo, Alex Santos, reforça que o projeto também recolhe outros tipos de materiais descartáveis. Além de móveis e eletrodomésticos, o serviço faz a coleta de isopor, vidro e todos os tipos de óleo, que devem ser entregues em garrafas fechadas. Os agentes municipais não recolhem entulho e outros restos de construção civil.

“Todo o entulho pode ser encaminhado para um dos ecopontos da cidade, seja o do Parque Maria Helena (Rua Antônio Francisco dos Santos, 186), o da Marginal do Una (Rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira) ou o do Jardim Dona Benta (Estrada Takashi Kobata, 183 ). A Operação Cata-Treco tem realizado um trabalho importante para dar destino correto a vários objetos que não têm mais utilidade às pessoas, pois são várias toneladas de materiais que poderiam ser descartados de forma irregular. A iniciativa só tem a beneficiar a população, a cidade e o meio ambiente”, disse o titular da pasta.

Quem presenciar descarte irregular na cidade pode denunciar de maneira segura e anônima à Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo aplicativo para celular “Cidadão Online”.