Cidades

Patrulha Maria da Penha segue com ações de proteção

Toda a atuação fez com que as agentes da Patrulha Maria da Penha recebessem uma homenagem na 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Suzano

18 SET 2021 • POR de Suzano • 17h52
Patrulha Maria da Penha segue com ações de proteção - Irineu Júnior/Secop Suzano
A Patrulha Maria da Penha, grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM), segue com atividades de orientação e de monitoramento em Suzano. A atuação dá sequência à campanha “Agosto Lilás”, que contou com calendário de reforço ao enfrentamento à violência contra as mulheres. O trabalho, inclusive, foi homenageado pela Câmara no começo do mês.
 
Para setembro, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã segue reforçando os projetos da Patrulha Maria da Penha, com orientações em locais públicos, diálogos em entidades e monitoramento das vítimas. 
 
“Nosso objetivo é mostrar que o trabalho acontece diariamente, em todos os meses do ano. Independentemente da campanha do ‘Agosto Lilá’, que também celebra a Lei Maria da Penha, nossas agentes seguem protegendo e cuidando das suzanenses”, explicou a comandante da GCM, Rosemary Caxito. Atualmente, o grupamento monitora cerca de 180 vítimas em risco, sempre a postos para garantir a segurança delas, inclusive atendendo a pedidos de socorro via aplicativo, recurso que está disponível apenas para as pessoas assistidas.
 
“A GCM já trabalhou na preservação da integridade de mais de 2,6 mil mulheres e segue fazendo com que as medidas protetivas se cumpram e os agressores se mantenham longe, sob pena de prisão caso as restrições sejam eventualmente desrespeitadas”, ressaltou Rosemary.
 
E toda a atuação fez com que as agentes da Patrulha Maria da Penha recebessem uma homenagem na 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Suzano, que aconteceu no começo do mês. Na ocasião, o vereador José Oliveira de Lima, o Zé Oliveira, propôs uma moção de aplausos em respeito aos serviços exemplares da comandante Rosemary Caxito; da coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jaqueline de Lima; da titular da Delegacia dos Direitos da Mulher (DDM) de Suzano, Silmara Marcelino; e da presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria Margarida Mesquita.
 
Durante a tribuna, o parlamentar destacou que as quatro autoridades se fazem presentes no cotidiano da cidade e desenvolvem excelentes ações de prevenção e combate à violência contra a mulher em Suzano. “Estas mulheres guerreiras vêm desenvolvendo um trabalho maravilhoso e com muita seriedade. Nós, da Câmara, ficamos muito felizes com o que vem sendo desempenhado”, afirmou.