Consciência Ecológica

Escola no Jardim Belém constrói viveiro e cultiva horta com os alunos

Projeto visa a educação ambiental e incentiva hábitos de alimentação saudável

22 SET 2021 • POR de Suzano • 16h06
Escola no Jardim Belém constrói viveiro e cultiva horta com os alunos - Irineu Junior/Secop Suzano

A Escola Municipal (EM) Odário Ferreira da Silva, localizada no Jardim Belém, no distrito de Palmeiras, inaugurou nesta quarta-feira (22) o viveiro de mudas construído em parceria com a comunidade. O local deve abrigar os alunos da Educação Infantil e Fundamental I durante as oficinas de educação ambiental, que consiste no cultivo de uma horta escolar. A ação especial contou com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente, André Chiang, e de Educação, Leandro Bassini.

De acordo com a diretora da unidade, Luciana dos Santos Ferreira, a iniciativa visa incentivar a preservação ambiental, a reciclagem e a adoção de hábitos saudáveis na alimentação. “Já contamos com um projeto de compostagem na escola, transformando os resíduos orgânicos da merenda em adubo para nossa horta em construção. O objetivo é de que as crianças possam plantar mudas de hortaliças e legumes na terra, mas também em suportes construídos em garrafas PET que eles mesmos recolhem em casa”, explicou.

Além disso, a ação ambiental aproxima a escola da comunidade local, que ajudou voluntariamente na construção do viveiro e na plantação de cerca de 40 árvores dentro do terreno da unidade, por meio de uma parceria com o projeto Agroflorestando, idealizado pelo Instituto Agroterra, e com o Garden Kitakawa, que deve fornecer mudas mensalmente às oficinas da escola. “Vamos cultivar alface, couve e outros alimentos para que as crianças tenham contato com o cultivo, aprendam sobre o cuidado com a natureza e enxerguem a importância da alimentação saudável, preparando eles mesmos saladas na escola. O excedente também poderá ser levado para casa, para que as crianças levem esse conhecimento e incentivem os familiares nessa missão”, detalhou a diretora.   

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, parabenizou a escola e elogiou a iniciativa. “Esse é um belo exemplo de como podemos levar a educação ambiental para dentro das escolas, contribuindo pela construção da consciência ecológica e reforçando valores junto à comunidade, uma vez que trabalhamos a coletividade e promovemos mais qualidade de vida”, disse.

Já o titular do Meio Ambiente, André Chiang, colocou a secretaria à disposição do grupo escolar. “Ficamos encantados com o projeto e com o comprometimento da escola que, junto aos alunos e a comunidade, está transformando a área ao redor. Os técnicos da secretaria com certeza poderão auxiliar no que for preciso. Que esse exemplo seja multiplicado para outras unidades de ensino, bem como para grupos de moradores que contam com total apoio do Viveiro Municipal, dirigido pela primeira-dama Larissa Ashiuchi”, reforçou.