Cidades

HC vai contratar em outubro funcionários e equipamentos para abrir a partir de 2022

Secretário de Saúde confirmou que o hospital atenderá de portas abertas

24 SET 2021 • POR Thiago Caetano - de Suzano • 05h00
Assunto foi tratado ontem durante reunião entre secretário e deputado Estevam Galvão em São Paulo - Isabela Oliveira/DS
O “chamamento público” para contratação de pessoal e equipamentos do Hospital Auxiliar das Clínicas de Suzano será realizado em outubro. 
 
Essa etapa será o primeiro passo para abrir o HC em 2022. A informação é do secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, em entrevista ao DS.
 
Ele se reuniu nesta quinta-feira (23), na sede da Secretaria de Saúde, com o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM).
 
Além disso, o espaço contará com um Centro de Diagnóstico de Imagem.
 
O secretário confirmou que a unidade atenderá a população do Alto Tietê no início de 2022. 
 
“Está programado para o início do ano que vem. O assunto ainda está sendo discutido. Há muito tempo não falávamos do HC. Agora será algo extremamente importante. A unidade será aberta, seguramente, no próximo ano”, disse o secretário.
 
Na última quarta-feira (22), a Secretaria de Saúde anunciou que está finalizando o projeto para abrir o HC em Suzano, conforme publico o DS com exclusividade. A pasta destacou que um chamamento público será realizado ainda este ano e mais detalhes serão divulgados na região. Ainda de acordo com o órgão, o HC está funcionando com 95 leitos de internação para pacientes crônicos ou sob suspeita do novo coronavírus (Covid-19). A unidade de saúde recebe ainda casos regulados pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).
 
O deputado estadual Estevam Galvão saiu bastante animado do encontro. “Foi uma reunião muito boa, produtiva e honesta”, resumiu.
 
HC Suzano
 
O Hospital das Clínicas de Suzano foi entregue em 2018 pelo então governador Geraldo Alckmin. 
 
Na ocasião, ficou definido que a unidade atenderia integralmente a população de Suzano e região. 
 
A unidade conta com 120 leitos de internação, duas salas de cirurgias e para coletas de exames e consultórios. O investimento total no complexo é de R$ 38 milhões. O Centro de Diagnóstico por Imagem contará com equipamento de raio-x, capaz de realizar 1.020 exames por mês. Também contará com aparelhos de tomografia e mamografia, ambos com capacidade de realizar 320 exames por mês, e 480 exames de ultrassom por mês.