Cidades

Escola notifica Vigilância após casos de Covid-19 em professores e funcionários

De acordo com Ana Lucia Ferreira, notificação foi recebida por pessoas que atuam na escola

25 SET 2021 • POR Matheus Cruz - de Suzano • 10h25
Escola comunicou à Vigilância casos de Covid entre professores e funcionários - Regiane Bento/DS
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), recebeu nesta quarta-feira (22), a denúncia de casos de Covid-19 na Escola Estadual Antônio Valdemar Galo Vereador, na Vila Amorim, em Suzano. 
A notificação também chegou ao DS por meio de pais de alunos, que pedem o fechamento da unidade e a suspensão das aulas presenciais.
 
A denúncia aponta que são ao todo, cinco casos confirmados entre professores e funcionários da escola. De acordo com Ana Lucia Ferreira, diretora-executiva estadual da Apeoesp, a notificação foi recebida por pessoas que atuam dentro da escola.
 
“Fui informada na quarta-feira que são quatro professores infectados e uma funcionária. Inclusive pessoas da escola chegaram a chamar a vigilância sanitária, mas não sei como se deu a finalização da analise”, disse a representante.
 
Ana Lúcia afirma, ainda, que o caso já foi repassado para a direção estadual da Apeoesp e para a Diretoria de Ensino de Suzano, mas não obteve nenhum tipo de providência a respeito do que seria feito.
 
“Essas escolas, na verdade, não deveriam ter sido abertas até a imunização completa de todos os envolvidos.
 
Está mais que provado que crianças e jovens são transmissores do vírus”, contesta a diretora-executiva da Apeoesp.
 
Além de Ana Lúcia, a mãe de um aluno que estuda no 9º ano na mesma unidade entrou em contato com o DS para denunciar o caso. A responsável prefere não ser identificada, mas pede o fechamento da unidade e a suspensão das aulas presenciais.
 
Seduc
 
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou que há casos prováveis de estudantes e servidores na Escola Estadual Antônio Valdemar Galo Vereador. Os casos foram registrados no Simed - Sistema de Informação e Monitoramento da Educação.
 
A unidade escolar notificou a Vigilância em Saúde local que orientou a fazer a sanitização da escola neste final de semana. As aulas continuam de forma presencial.
 
A Seduc destacou ainda que as escolas são ambientes controlados, que recebem os alunos de acordo com a capacidade, além do uso obrigatório de máscara, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento.
 
A pasta ressaltou, por fim, que os casos prováveis de servidores e alunos são acompanhados por meio do Simed, que tem os dados atualizados periodicamente. As escolas da rede estadual seguem todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades de saúde.