Serviços urbanos

Usina de Asfalto Frio de Suzano é referência para cidade do interior

Trabalho foi visitado pela secretária de Obras de Jaguariúna

26 SET 2021 • POR de Suzano • 14h28
Usina de Asfalto Frio de Suzano é referência para cidade do interior - Divulgação

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano recebeu nesta semana a visita de um grupo de autoridades municipais de Jaguariúna, cidade da região metropolitana de Campinas. Elas vieram conhecer os trabalhos realizados pelas equipes suzanenses na produção própria do asfalto frio, utilizado de forma rotineira na cidade.

Na oportunidade, o titular da pasta suzanense, Samuel Oliveira, recepcionou a secretária de Obras e Serviços Urbanos de Jaguariúna, Fernanda Santana, e os diretores Vagner Borges e Paulo André Souza. Eles visitaram a Usina de Pré-Misturado a Frio (PMF), localizada no Parque Residencial Casa Branca, onde os agentes municipais fazem o preparo da massa e os demais procedimentos para gerar o asfalto frio.

A visita ainda contou com a participação dos diretores Hamilton Peixoto e Ricardo Domingueti, e do responsável pelo Setor de Usina de Asfalto de Suzano, Mauro Marques Figueira, que apresentou as instalações e os equipamentos técnicos aos presentes. O material produzido no local é utilizado há anos pela administração municipal na revitalização das ruas por todos os bairros.

Durante a visita, os secretários conversaram sobre o panorama de serviços urbanos de suas respectivas cidades e compartilharam experiências acerca dos trabalhos de manutenção. Ao longo do trajeto, eles abordaram a produtividade da usina e o custo-benefício de sua implantação para o município.

Segundo Oliveira, com a possibilidade de produzir toneladas de massa asfáltica em poucas horas, o setor gera economia aos cofres públicos e otimiza as intervenções pela cidade. Ele ainda pontuou que, em 2018, o espaço recebeu reforma de maquinários e aumento de capacidade de armazenamento de matéria-prima, o que ampliou a possibilidade de produção.

“A usina permite maior agilidade na execução de uma série de serviços rotineiros, como recuperação asfáltica em diversos pontos da cidade. É uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento do município. Com o que é produzido aqui mesmo em Suzano conseguimos promover melhorias para a mobilidade e o trânsito, o que garante mais segurança e qualidade de vida a toda a população”, explicou o secretário municipal.

Para Fernanda, a boa prática servirá de exemplo para o Jaguariúna. “Buscamos experiências em cidades do Estado. A Usina de Asfalto Frio é extremamente importante para a manutenção das ruas da cidade, facilitando o trabalho da prefeitura e gerando economias também. Fiquei feliz pela acolhida e agradeço a gestão municipal pela oportunidade”, finalizou.