Cidades

Deputados estaduais da região apoiam CPI da Prevent Senior na Assembleia

Iniciativa tem por objetivo investigar a atuação da empresa no Estado durante a pandemia do coronavírus

28 SET 2021 • POR Lucas Lima - de Suzano • 22h30
Alesp discute a abertura de uma CPI - Barbara Moreira/Alesp
Os quatro deputados estaduais do Alto Tietê são favoráveis à abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Prevent Senior. No entanto, apenas o parlamentar Estevam Galvão (DEM) assinou para a criação da comissão. A iniciativa tem por objetivo investigar a atuação da empresa no Estado durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). A proposta deve ir para votação no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em outubro.
 
Na última segunda-feira (27), a Alesp colheu assinaturas para abertura da CPI Prevent Senior. Mais de 40 assinaturas, incluindo do deputado Estevam Galvão, foram colhidas no mesmo dia. O requerimento foi feito pelo deputado Paulo Fiorilo (PT) e é para que um grupo de nove parlamentares apure e investigue no prazo de 120 dias as denúncias contra a empresa de saúde quanto ao tratamento dado aos pacientes, bem como aos supostos crimes cometidos.
 
O deputado estadual Estevam Galvão é a favor e foi o único entre os parlamentares da região que assinou pela abertura da CPI. De acordo com o parlamentar, há acusações graves a serem apuradas. “Assinei a proposta de abertura da CPI para investigar as ações da Prevent Senior durante a pandemia. A proposta é necessária e urgente, dadas as acusações graves que assistimos na CPI da Covid no Senado Federal e na imprensa”, publicou nas redes sociais.
 
Outro a favor é o deputado Rodrigo Gambale (PSL). Segundo ele, não existe problema em verificar os fatos. “É um caso de apuração. Ninguém está sendo condenado. Mas caso seja aberta, os fatos precisam ser apurados”, disse o parlamentar.
 
O deputado André do Prado (PL) também é a favor da investigação. O parlamentar citou o caso como controverso e que afetou o cotidiano dos paulistas. “Sou a favor de toda e qualquer investigação que busque esclarecer a verdade. A empresa está sediada em nosso Estado e, de acordo com as denúncias recebidas pela CPI da Covid-19, instalada no Congresso Nacional, pode ter colocado a vida de nossa população em risco. Trazer à tona os fatos é o dever do Poder Legislativo”.
 
Quem segue a mesma linha de pensamento é o deputado estadual Marcos Damasio (PL). O parlamentar ressaltou que o assunto também é interesse do público. “Sou a favor porque toda denúncia apresentada, e que diz respeito ao interesse público, principalmente na área da saúde, precisa ser investigada e os fatos esclarecidos para que se tomem as medidas adequadas, caso necessário”, completou.
 
Prevent Senior
 
A Prevent Senior informou que só irá se posicionar após a abertura ou não da CPI na Alesp.