Editorial

18 de outubro

14 OUT 2021 • POR • 05h00

A data para o retorno presencial obrigatório nas escolas do Estado foi definida ontem: 18 de outubro.
Será preciso, entretanto, manter todos os protocolos sanitários para evitar a contaminação da Covid.
Uma parte dos especialistas, de setores da educação, já vinha defendendo o retorno. 
Evidentemente à medida em que a vacinação aumenta no País - são cerca de 100 milhões com o ciclo vacinal completo - é preciso garantir também uma forma de atender os estudantes e professores: de forma consciente, obedecendo todas as regras, conforme alertam os especialistas e autoridades de saúde. 
Ontem, o governador João Doria anunciou a retomada obrigatória dos estudantes às aulas presenciais para as redes estadual, municipais e privada vinculadas ao Conselho Estadual de Educação a partir de 18 de outubro. 
Todos os protocolos sanitários serão mantidos até o final de outubro, assim como o esquema de revezamento planejado por cada escola, de acordo com sua capacidade física.
O Estado afirma que pais estão felizes com a possibilidade de seus filhos retomarem às aulas. 
Para garantir a segurança do retorno às aulas presenciais, todos os protocolos sanitários, como o distanciamento de um metro entre os alunos, uso obrigatório de máscara e álcool em gel, serão mantidos até o final de outubro. Tudo isso é importante, sem dúvida. 
A partir de 3 de novembro, novas mudanças passarão a ser implementadas, como a não obrigatoriedade do distanciamento de um metro e, por consequência, a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais. A medida vai ampliar o acesso e a frequência dos estudantes da educação básica à unidade escolar para 100% dos estudantes presentes simultaneamente.
A imunização de 97% dos profissionais da educação, com esquema vacinal completo, garante maior segurança para a retomada por completo das aulas. Além disso, 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
A educação precisa ser prioridade da sociedade, afirmam especialistas. 
O Estado garante que fez todos os investimentos necessários para o cumprimento dos protocolos e essa volta tem total respaldo do Comitê Científico.
Desde o início da pandemia, o Governo de SP e a Seduc-SP vêm se empenhando para promover o avanço na retomada das atividades presenciais nas escolas de forma segura e assertiva.