Cidades

Parada Pedagógica enaltece história dos profissionais da Educação

Encontro virtual amplificou as vozes dos servidores municipais do setor e compartilhou suas vivências em Suzano

15 OUT 2021 • POR de Suzano • 10h10
Parada Pedagógica enaltece história dos profissionais da Educação - Wanderley Costa/Secop Suzano

A Secretaria de Educação de Suzano realizou nesta quinta-feira (14) uma nova edição da Parada Pedagógica voltada aos profissionais da rede municipal de ensino. Com o tema “A história da gente!”, o evento virtual abordou os avanços da cidade ao longo dos anos e homenageou inúmeros servidores que contribuíram para a formação de tantas crianças e são parte da história do município.

O evento foi apresentado pelo titular da pasta, Leandro Bassini, nas instalações do recém-inaugurado Casarão da Memória, espaço público que reúne uma série de exposições sobre a construção e o desenvolvimento de Suzano. O ambiente foi escolhido para promover uma discussão a respeito da trajetória da própria rede municipal de ensino ao longo das décadas, tendo os educadores e demais profissionais do setor como protagonistas destas transformações.

“Chegamos hoje à terceira Parada Pedagógica de 2021. As últimas nos levaram a pensar no fechamento deste ano letivo e no preparo para o retorno das crianças às salas de aula. Agora é o momento de prestigiar todos aqueles que estiveram envolvidos nesta luta. O evento acontece em um momento muito importante, na véspera do Dia do Professor, e promove uma reflexão sobre como o trabalho de cada um dá vida à rede municipal de ensino”, explicou Bassini.

A transmissão virtual contou com a participação de vários servidores municipais da Educação que já atuaram ou seguem atuando em unidades por toda a região. Eles compartilharam suas histórias de vida, os motivos que os levaram a ingressar na profissão e os trabalhos junto às crianças e suas comunidades, inclusive com experiências exitosas. Ao longo do diálogo, o papel do educador foi relacionado diretamente ao contexto histórico de mudanças das últimas décadas, retratados no Casarão da Memória.

Por meio das memórias de professores, cozinheiras, agentes escolares e outras pessoas que contribuíram diretamente para a consolidação e crescimento da rede municipal de ensino, os presentes relembraram os avanços no setor, que envolvem desde a implantação de estrutura adequada para acolher os alunos até novas abordagens pedagógicas que visam o protagonismo das crianças na aprendizagem.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou da Parada Pedagógica e cumprimentou toda a equipe da Educação do município. “Esse encontro é muito importante para discutirmos os rumos da Educação. Mesmo com as adversidades impostas pela pandemia da Covid-19, temos conquistado grandes avanços, e isso só foi possível com a ajuda dos vários profissionais do setor. Por isso, agradeço a todos que se dedicam todos os dias, seja nas salas de aula ou nas atividades remotas, e fazem uma diferença enorme na vida de nossos alunos e de suas respectivas famílias”, destacou.

Por fim, Bassini recebeu o vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto, e a diretora de Patrimônio Cultural da pasta, Rita Paiva. Eles comentaram sobre como a história da cidade está intimamente ligada ao progresso da Educação e destacaram a importância da atuação conjunta entre os dois setores para o benefício de todos os estudantes. A expectativa é que novos projetos integrados sejam implementados em breve, inclusive com visitas das escolas ao Casarão da Memória.

“A pandemia ainda não passou, mas estamos vivendo um tempo de reflexão sobre este último um ano e meio e os caminhos que vamos tomar no contexto pós-pandemia. Para isso, é preciso entender não só o que é ser professor, mas também a importância e o impacto de nosso trabalho. Para além de todas as metodologias pedagógicas, nossa rede municipal tem valores muito importantes em seu DNA, como amor, carinho, escuta, disponibilidade e entrega. É um compromisso diário de todos nós com as crianças e merece este destaque”, concluiu o secretário de Educação.