Editorial

Práticas inovadoras

16 OUT 2021 • POR • 05h00

Integrar o uso da tecnologia na jornada de aprendizagem dos alunos, de forma intuitiva para os professores e que potencialize o ensino lúdico e efetivo, é um desafio diário das escolas públicas.
As práticas inovadoras na educação são estratégias pensadas nessa nova realidade tecnológica, buscando soluções para que os estudantes “aprendam a aprender”, por meio de experiências e experimentos, segundo explicaram especialistas.
Assim, as práticas inovadoras envolvem e incentivam a participação do educando no projeto pedagógico.
Nesta semana, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ao lado da primeira-dama Larissa Ashiuchi, esteve na Escola Estadual Professor Tochichico Yochicava, no bairro Cidade Miguel Badra. 
A reportagem mostrou que a unidade é destaque na região por desenvolver diversos projetos pedagógicos que beneficiam a comunidade e estimulam práticas cognitivas por meio de ferramentas tecnológicas. 
Entre eles estão a horta hidropônica, sala de multimídia, espaço de “geladoteca” e uma área verde de convivência, com o objetivo de fomentar a conscientização quanto à preservação e à reciclagem. 
A horta hidropônica é uma das iniciativas exitosas que integra a disciplina de ciências e é executada pelos alunos, sob a supervisão da docente responsável. Atualmente, são cultivadas 200 mudas de alfaces que contribuem na merenda escolar e alimentação dos familiares. O objetivo é oportunizar a educação ambiental por meio de atividades práticas e lúdicas, na qual os envolvidos possam replicar em casa. 
É preciso considerar que o conhecimento não tem mais fronteiras, ele pode ser acessado em qualquer lugar e esse é um fator muito positivo. No entanto, da mesma maneira como ele se torna extremamente acessível, ele fica mais superficial, afinal todos querem informações rápidas instantâneas e resumidas. 
No caso de Suzano, não há dúvida de que o projeto possibilita o conhecimento em diversas áreas do conhecimento. 
Uma iniciativa muito positiva. A tecnologia e a informática são duas vertentes adotadas no processo de aprendizagem, que são desenvolvidas por meio da sala de multimídia. Neste espaço, os estudantes contam com sistema de wi-fi livre, computadores de última geração e uma lousa interativa, que substitui o quadro de giz comum por uma tela sensível ao toque (touch screen) em conjunto com um software específico. O intuito é oportunizar o contato dos 698 alunos às ferramentas digitais e, assim, tornar o ensino mais atrativo e eficiente. 
Que mais projetos como esse possa ser desenvolvido em Suzano para o bem da educação.