Encontro

Secretário de Governo se reúne com presidente da Guarda Mirim de Suzano

Chefe da pasta conheceu os trabalhos na sede administrativa da tradicional instituição da cidade

22 OUT 2021 • POR de Suzano • 10h10
Secretário de Governo se reúne com presidente da Guarda Mirim de Suzano - Mauricio Sordilli/Secop Suzano

O secretário municipal de Governo, Alex Santos, se reuniu nesta quinta-feira (21) com o presidente da Guarda Mirim de Suzano, Eduardo Raffoul, durante visita à sede administrativa da entidade. Na oportunidade, o chefe da pasta pôde conhecer de perto os trabalhos da equipe, que está empenhada no processo de habilitação dos adolescentes candidatos às vagas da próxima turma de formação básica. 

Durante o encontro, Santos parabenizou o grupo pelo sucesso de inscrições que, neste ano, bateu o recorde com 3.475 jovens interessados em fazer parte do time da Guarda Mirim. Para 2022, a expectativa é de que 500 deles sejam habilitados para fazer parte da formação básica, com 180 dias de capacitação em língua portuguesa, matemática e áreas correlatas que têm um peso no preparo para o mundo do trabalho, como aulas de noções básicas de informática, empreendedorismo e outras atividades.

“Após esse período de formação, os adolescentes se tornam aspirantes às oportunidades no mundo do trabalho, em busca de contratação. Atualmente, contamos com 1,2 mil adolescentes na ativa como Jovens Aprendizes de empresas, comércios e na prestação de serviços. Nosso objetivo é auxiliar nessa formação profissional, para que eles possam efetivamente contribuir com as atividades dos estabelecimentos, crescer e se desenvolver no trabalho e na vida”, explicou o presidente Eduardo Raffoul.

Para o secretário, a organização é sinônimo de tradição e vem se reinventando dia após dia. “O sucesso das últimas inscrições, com o recorde de mais de 3,4 mil adolescentes, mostra a força e a importância da Guarda Mirim. O grupo desenvolve esse trabalho na cidade há décadas e já abriu portas para muitas pessoas que, até então, não enxergavam perspectivas de crescimento. Temos orgulho em contar com esse pessoal em Suzano, trabalhando lado a lado com a administração pública pelo bem das famílias suzanenses e pelo desenvolvimento de nossos adolescentes”, parabenizou.

Além de Jovens Aprendizes alocados em empresas, comércios e prestadoras de serviços, a Guarda Mirim também conta com uma média de 15 adolescentes atuando na Prefeitura de Suzano. Eles vêm desenvolvendo papel importante junto às equipes administrativas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, auxiliando no atendimento da recepção e outros serviços internos, inclusive contribuindo durante a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19).

“É gratificante ver a garra e a vontade de aprender desses adolescentes. A maioria dos Jovens Aprendizes atuantes na prefeitura estão no trabalho administrativo dos postos de saúde, mas durante as operações de vacinação contra a Covid-19 se concentraram ajudando na Arena Suzano. Acreditamos no trabalho da Guarda Mirim e desejamos fortalecer cada dia mais essa bonita parceria que estabelecemos”, concluiu o secretário.