Região

Cemitérios recebem manutenção para o Feriado de Finados

Ações envolvem pintura, varrição, capinação e roçagem dos cemitérios

24 OUT 2021 • POR Matheus Cruz - da Região • 13h30
Prefeituras também estão reforçando as ações de conservação, reforma e limpeza - Wanderley Costa/Secop Suzano
Os cemitérios municipais do Alto Tietê já começaram a realizar manutenções de sepulturas para receber visitantes no Dia de Finados, em 2 de novembro. As prefeituras também estão reforçando as ações de conservação, reforma e limpeza com objetivo de garantir a segurança sanitária dos envolvidos na visita.
 
Em Suzano, os servidores da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano já estão atuando no Cemitério Municipal São Sebastião e no Cemitério Municipal São João Batista. Nos últimos anos, as unidades receberam uma média de 40 mil visitantes. Nas unidades, estão sendo promovidos serviços de manutenção e conservação, como pintura, varrição, capinação e roçagem, por exemplo. De acordo com o Executivo, os trabalhos deverão prosseguir pelos próximos dias. No feriado, os cemitérios municipais estarão abertos das 7 às 17h30, com oferta de álcool gel e controle de fluxo de entrada e saída para evitar aglomerações.
 
Poá conta com apenas um cemitério municipal, o Cemitério da Paz. No local, a Secretaria de Serviços Urbanos já deu início aos trabalhos de melhorias e manutenção do local, como pintura, capinação, limpeza e serviços de jardinagem para receber os visitantes. O horário de funcionamento do cemitério no Dia de Finados será das 8 às 17 horas. Em Mogi das Cruzes, haverá esquema especial de trânsito nos acessos aos cemitérios municipais. Segundo o Executivo mogiano, cerca de 100 mil pessoas são esperadas nos cemitérios São Salvador, da Saudade e de Sabaúna, ao longo de todo o feriado.
 
Além disso, a Prefeitura lembra que os responsáveis por sepulturas nos cemitérios citados deverão ficar atentos aos prazos de conservação das estruturas. Serviços de construção e reforma podem ser feitos até esta quarta-feira (20), enquanto os trabalhos de pintura são permitidos até sexta (22). A limpeza das sepulturas pode ser feita diariamente até o dia 30 de outubro, com exceção dos domingos. Os serviços realizados nos três cemitérios que Itaquaquecetuba possui foram de pintura, roçagem e limpeza. De acordo com a Prefeitura, o horário de visitação é das 8 às 17 horas. Para o dia, os visitantes contarão com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Ambulância. O trânsito não terá interdição ou desvio.
 
Em Guararema, a cidade conta com dois cemitérios municipais, sendo o Cemitério São Benedito e Cemitério Parque Jardim. Nos dois locais, a Prefeitura informou que existe uma força tarefa sendo realizada para manutenção, roçagem e pintura de guias e túmulos, com previsão de término no dia 28 de outubro. 
 
Cenário parecido em Biritiba Mirim, onde também existem dois cemitérios, o da área Central e do Jardim Takebe. Segundo a Prefeitura, para a manutenção e limpeza dos túmulos, as famílias poderão realizar a limpeza até o dia 25 de outubro.
 
A Prefeitura de Santa Isabel informou que já realizou diversas melhorias desde o início do ano no único cemitério municipal da cidade, como limpezas, reformas e manutenções. O público esperado é de aproximadamente 10 mil pessoas durante todo o dia.
 
Em Arujá as ações também já foram iniciadas. A limpeza de jazigos pelas famílias vai até o dia 28 de outubro e o horário de funcionamento dos cemitérios é das 8h às 17 horas. Procuradas pelo DS, as prefeituras de Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis não retornaram o contato até o final da reportagem.