Prevenção

Suzano realiza desassoreamento do Rio Una

Iniciativa tem previsão de conclusão para novembro e já removeu mais de 560 toneladas de resíduos de aduelas e do leito do rio

26 OUT 2021 • POR de Suzano • 12h06
Suzano realiza desassoreamento do Rio Una - Mauricio Sordilli/Secop Suzano

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano deu continuidade nesta segunda-feira (25) a uma nova ação de limpeza do rio Una, que corta diversos bairros da cidade. Os trabalhos são parte de medidas preventivas para manter o fluxo da água limpo e evitar possíveis enchentes. No momento, um trecho de cerca de um quilômetro está sendo contemplado e beneficiará diversos bairros das proximidades.

As equipes da administração municipal iniciaram as atividades no dia 18 de outubro (segunda-feira), no trecho entre a estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o término do rio, onde ele se liga a outro, o Tietê. Com isso, estão sendo utilizados maquinários para retirar os sedimentos e resíduos do leito para garantir a fluidez das águas. Os trabalhos seguirão até novembro, com previsão de conclusão para a última semana do mês.

Segundo o titular da pasta, Samuel Oliveira, este procedimento completo é realizado anualmente e o trecho se encontra menos obstruído que o esperado, portanto os agentes municipais não estão encontrando grandes dificuldades para avançar na limpeza. “Esta é uma medida preventiva, onde conferimos se todo o trajeto da água se encontra em ordem, sem nenhum tipo de impedimento. Nossa meta com isso é evitar qualquer tipo de enchente ou alagamento”, explicou.

No último sábado (23) foi realizado um trabalho complementar em um trecho já canalizado do rio Una na avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una. Na ocasião, os maquinários adentraram as aduelas de passagem de água para realizar a limpeza completa destes espaços. Ao todo, a ação foi responsável pela retirada de aproximadamente 560 toneladas de resíduos diversos. 

A limpeza do rio segue em andamento, aliada a outros trabalhos pela cidade. Em paralelo ao rio Una, a pasta está realizando o desassoreamento de valas de drenagem na região do Jardim Europa e no bairro Caulim. O Jardim Miriam é outro beneficiado pela iniciativa, que deve ser concluída nos próximos dias. “Estas medidas se somam à limpeza dos bueiros e das redes de drenagem de água pluvial, em especial neste período de fim de ano, quando há maior incidência de pancadas de chuva. São ações rotineiras que acontecem por todos os bairros para preservar a segurança dos moradores”, concluiu.