Saúde

Região tem pelo menos 143,2 mil faltosos da 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Dados são de um levantamento das Secretarias Saúde dos municípios a partir de informações do VaciVida, sistema do Governo do Estado de São Paulo

26 OUT 2021 • POR Matheus Cruz - da Região • 15h08
Região tem pelo menos 143,2 mil faltosos da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 - Wanderley Costa/Secop Suzano
O Alto Tietê tem pelo menos 143.234 faltosos da vacina de Covid-19 que ainda não completaram seu esquema vacinal dentro do prazo. Os dados são de um levantamento das Secretarias Saúde dos municípios a partir de informações do VaciVida, sistema do Governo do Estado de São Paulo, onde as pessoas com segunda dose em atraso são identificadas.
Para tentar reduzir esse número, as prefeituras realizam ações de busca ativa e contam com postagens nas redes sociais para conscientizar a população da importância de completar o esquema vacinal.
 
Em Suzano, a Secretaria de Saúde calcula que cerca de 20 mil pessoas ainda não retornaram para a 2ª dose do imunizante. A maior quantidade está na faixa etária de 20 a 29 anos, principalmente quem recebeu a vacina da Pfizer e não se atentou à redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose para três semanas.
 
No município, a busca ativa é feita pelos agentes comunitários nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Além disso, também ocorrem ações de conscientização por meio das redes sociais oficiais da Prefeitura.
 
Atualmente, a imunização contra a Covid-19 é realizada em todas as 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e USFs do município, em dias úteis, das 8 às 15 horas. De acordo com a pasta, ainda há cerca de 10 mil pessoas que não retornaram para receber a dose de reforço (3ª dose).
Em Itaquaquecetuba, o Executivo calcula que 50.817 pessoas aptas a receberem a segunda dose ainda não retornaram. Entre as cidades consultadas pelo DS, é o município que possui maior número de faltosos.
 
A Secretaria de Saúde da cidade identifica as pessoas e entra em contato pelo número de telefone que está no cadastro no sistema. Quando o número não atende ou não existe, a pasta busca pelo cadweb e e-SUS PEC para verificar se há outros meios de entrar em contato com o usuário.
 
Em Ferraz de Vasconcelos, a Vigilância em Saúde contabiliza 21 mil pessoas que já receberam a primeira dose, estão aptas para receberem a segunda, mas ainda não retornaram. De acordo com o Executivo, são feitas ações por meio de campanhas em redes sociais, faixas, busca ativa e também com o "Corujão da Vacinação", realizado todas as segundas-feiras das 17 às 20 horas no polo da Igreja Nossa Senhora da Paz e uma tenda colocada essa semana com atendimento das 17 às 20 horas na Praça Independência, ao lado da estação de trem. O órgão contabiliza, ainda, 5 mil faltosos para receber a 3ª dose.
 
Em Mogi das Cruzes, são contabilizados 33.600 faltosos. Do total, são 5.689 pessoas que precisam tomar a Astrazeneca; 9.092 Coronavac e 18.819 da Pfizer. A cidade também realiza ações de conscientização.
 
Em Poá, 10.527 pessoas não retornaram para receber a 2ª aplicação. A Prefeitura contabiliza, ainda, 3.352 pessoas que não retornaram para a 3ª dose.