Região

Câmara Técnica de Educação participa de formação do programa Melhoria da Educação

Programa é desenvolvido em parceria com o Itaú Social e a Oficina Municipal com atividades formativas

26 OUT 2021 • POR da Região • 16h58
Câmara Técnica de Educação participa de formação do programa Melhoria da Educação - Jonathan Andrade/Secom Ferraz

Secretários e gestores das redes municipais de educação das cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) participaram hoje (26), em Mogi das Cruzes, do sexto encontro formativo do Programa Melhoria da Educação, desenvolvido em parceria com o Itaú Social e a Oficina Municipal - Escola de Cidadania e Gestão Pública.

A iniciativa tem como objetivo de fortalecer as equipes técnicas das prefeituras com atividades de formação humana e capacitação técnica em temas relacionados à gestão pedagógica, administrativa e financeira. Ao longo deste ano foram realizados cinco encontros formativos virtuais em quatro eixos estratégicos: Gestão da Educação na Pandemia; Gestão Orçamentária da Educação Municipal; Gestão da Educação em Consórcios e Transição da rede municipal para a estadual.

Os prefeitos Caio Cunha, de Mogi das Cruzes, e Priscila Gambale, de Ferraz de Vasconcelos, acompanharam a atividade realizada durante todo o dia no Cemforpe. As redes municipais de Educação envolvem 14 mil professores e aproximadamente 300 mil matrículas.

“A integração e o debate regional com atividades formativas para os gestores em temas de grande relevância têm contribuído para fortalecer a nossa educação e subsidiar a tomada de decisão dos prefeitos e equipes técnicas”, destacou a prefeita Priscila Gambale.

O prefeito Caio Cunha ressaltou a importância da parceria com instituições de renome no cenário educacional. “Esta é uma importante parceria viabilizada pelo Condemat que tem proporcionado conhecimento aos gestores, além de nos dar a oportunidade de refletirmos e debatermos sobre todo este processo novo que estamos vivendo em função da pandemia. Precisamos recuperar o tempo que foi perdido através desta união, aprendendo uns com os outros e buscando cada vez mais avanços na educação”, pontuou.

O encerramento do programa Melhoria da Educação está previsto para o próximo mês.

“Ao longo deste ano tivemos encontros muito produtivos que nos proporcionaram um intercâmbio de informações, experiências e ideias relacionadas a temas de fundamental importância para as redes municipais de educação”, destacou o coordenador da Câmara Técnica de Educação, Leandro Bassini.

Também participaram do encontro o secretário executivo do Condemat, Adriano Leite, e o fundador da Oficina Municipal, José Mario Brasiliense Carneiro. A atividade contou com a apresentação de alunos da Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes, de Mogi das Cruzes, que fazem parte do projeto Pequenos Músicos.