Cidades

Suzano conquista 3º lugar em prêmio nacional de Educação Básica

Educador da rede municipal criou um blog para otimizar a realização das atividades e o contato com os alunos e responsáveis

26 OUT 2021 • POR de Suzano • 21h26
Comemorou a conquista, que prestigia a prática inovadora - Maurício Sordilli/Secop Suzano
A Escola Municipal Orlando DiGênova, do bairro Cidade Miguel Badra, se tornou referência nacional ao conquistar o terceiro lugar do Prêmio Destaque Educação 2021, na categoria educação básica pública. A cerimônia faz parte da 6ª edição da Educa Week, o maior evento do segmento no Brasil. A unidade suzanense foi reconhecida pela criação de um blog que aproximou os alunos e responsáveis da rotina de atividades remotas, fortalecendo o ensino.
 
No último ano, quando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) causou o fechamento das escolas e levou as aulas para os meios virtuais, professores, alunos e responsáveis tiveram que se adaptar a uma nova dinâmica de ensino. Passados alguns meses, o professor Vitor de Lima Santos notou um baixo índice de devolutivas por parte dos estudantes. Em diálogo com os familiares, ele descobriu que havia dificuldade em entender as correções e outras propostas. Pensando nisso, o educador decidiu criar um blog para centralizar todas as atividades.
 
Como nome de “Aquarela DiGênova”, a iniciativa otimizou a comunicação entre as duas partes, facilitando o entendimento dos exercícios e o esclarecimento de dúvidas. Além disso, ao centralizar as atividades das crianças e torná-las visíveis para todos da turma, o projeto deu protagonismo aos alunos e os estimulou a participar das práticas em comunidade, mesmo que distante dos colegas de classe, em ambiente virtual. A medida trouxe resultados positivos para a rotina de aprendizado e mobilizou inclusive os estudantes que não estavam participando das aulas a se integrarem ao blog.
 
O projeto foi então inscrito na premiação e despontou entre os finalistas, sendo o mais votado por júri popular na etapa de classificação, entre dezenas de iniciativas participantes da categoria. Na etapa final, se sagrou terceiro colocado nacional – o resultado foi divulgado no último sábado (23/10). O Prêmio Destaque Educação tem como objetivo identificar e reconhecer experiências de sucesso aplicadas na rede de ensino, seja pública ou privada, dando visibilidade às iniciativas dos profissionais da educação que promoveram melhorias no aprendizado e na vida de alunos, pais e funcionários das instituições de ensino.
 
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, comemorou a conquista, que prestigia a prática inovadora aplicada em Suzano e valoriza o papel transformador dos profissionais da educação. Ele ainda parabenizou o professor e a escola pela iniciativa, que reinventou a forma de lecionar mesmo em meio às tantas adversidades geradas pelo ápice da pandemia, no ano passado.
 
“A atuação dos professores da cidade sempre nos enche de orgulho. Diante de todos os desafios, o professor Vitor se reinventou e trabalhou para solucionar estas barreiras que dificultavam o acesso dos pequenos a um ensino efetivo e de qualidade. Ao estabelecer o blog, ele não apenas melhorou a entrega das atividades, seja nos prazos ou no rendimento escolar, como também estreitou a relação da escola com a comunidade e fomentou a educação na região. Essa ação, que teve um impacto transformador na vida de inúmeras crianças e famílias, é inspiradora e exemplar”, concluiu.