Cidades

Suzanenses aprovam redução do número de assessores

Alívio nos cofres da Casa de Leis deveria trazer benefícios para a população, na visão dos munícipes

29 OUT 2021 • POR Thiago Caetano - de Suzano • 17h00
Em Suzano, munícipes aprovam redução do número de assessores - Wanderley Costa/Secop Suzano
A extinção de 19 vagas de assessores comissionados na Câmara de Suzano é uma decisão justa. Pelo menos é o que pensam os suzanenses. O alívio nos cofres da Casa de Leis deveria trazer benefícios para a população, na visão dos munícipes.
 
A Câmara de Suzano extinguiu a função de 19 assessores parlamentares. O projeto, de autoria da Mesa Diretiva, foi aprovado na tarde de quarta-feira (27). A medida atende uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Atualmente, cada um dos 19 vereadores de Suzano possui quatro assessores. Com a redução, cada vereador terá três assessores.
 
Para a dona de casa Cintia Cristina Alves, dois assessores seriam o suficiente. Ela acredita que os valores são altos e poderiam ser usados para outros propósitos. Ela é moradora do Distrito de Palmeiras e foi até o Centro de Especialidades, na região da Casa Branca, para realizar um exame. “Se a pessoa quiser fazer o trabalho, duas pessoas conseguem dar conta. Entendo que é muita coisa para fazer. Os valores devem ser altos e poderiam ser utilizados para outras coisas”, finalizou.
 
Na opinião do vigilante Marcelo Peixinho, a decisão não altera em muita coisa. Para ele, o valor que sobrar da redução deveria ser revertido em benefícios da população. “Para o munícipe não representa muita coisa. Precisa reduzir no contexto geral. Haverá economia na Câmara, mas precisa ver o que vai acontecer com o restante dos valores”, disse o vigilante.
 
Mesma visão do aposentado Nelson da Silva. “Se o dinheiro for usado para melhorias em educação e saúde, por exemplo, a decisão é justa”, afirmou.
 
Para o motorista Alex José Santos Rocha, três assessores é o suficiente. Ele também aprova a decisão. No entanto, espera que isso não prejudique o desenvolvimento de projetos. “Não afetando o desenvolvimento dos projetos está ótimo. Não tem necessidade de haver mais assessores. Três está ótimo”.
 
A cuidadora de idoso, Vanessa da Silva, vê a decisão com bons olhos. No entanto, acredita que não haverá retorno para a população. “Concordaria se houvesse investimento para nós. Mas acredito que não haverá muito retorno. Assim, não fará nenhuma diferença para nós”, opinou.