Lance Livre

Lance Livre 02-11-2021

2 NOV 2021 • POR Edgar Leite • 05h00

95% dos municípios
Cerca de 95% dos municípios brasileiros iniciaram a aplicação da dose de reforço em idosos e profissionais de saúde. As informações são do portal da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
 
Organizados
Os que ainda não deram início, quase todos estão organizados para começar essa imunização. Os dados constam da 29ª edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que ouviu 1.855 gestores municipais entre os dias 18 e 21 de outubro.
 
Um em cada quatro
A pesquisa também aponta que um em cada quatro municípios ficou sem imunizantes na semana passada. Desses, 67,4% informaram que foi impactada a aplicação da primeira dose, sendo a Pfizer a principal vacina em falta. 
 
Passaporte da vacina
Pelo menos 249 prefeituras (13,4%) já editaram decreto para exigir o chamado passaporte da vacina para frequentar lugares coletivos públicos. Nesta semana, a CNM também perguntou se os eventos públicos e privados já estão liberados: 73,3% afirmaram que sim e 23,2% que ainda não. 
 
Centrus
A segunda unidade do Centro Unificado de Serviços (Centrus), localizado no Jardim Dona Benta, tem registrado, em média, 900 atendimentos por mês. O equipamento foi inaugurado em agosto de 2020 e já acolheu 8.184 demandas só nos primeiros nove meses do ano. 
 
14 serviços
Ao todo, são 14 serviços oferecidos à população da região norte, que não precisa mais se locomover até o centro da cidade para isso.
 
Anexo
O trabalho desempenhado na unidade, anexo ao Supermercado Nagumo (Avenida Francisco Marengo, 2.301), alcançou a média de 700 atendimentos mensais em 2020. O índice deu um salto neste ano à medida que a novidade passou a fazer parte da rotina dos moradores da região norte. Entre os serviços mais procurados está a emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), com 1.819 pedidos.