Lance Livre

Lance Livre 23-11-2021

23 NOV 2021 • POR Edgar Leite • 05h00

Livro sobre racismo na Copa de 1958
O ex-jornalista do DS, Fábio Mendes, acaba de relançar seu livro "Campeões da Raça - Os Heróis Negros da Copa de 1958", sobre racismo na Copa daquele ano. 
 
Bastidores
O livro traz bastidores da seleção brasileira dos anos 1950 e conta como Pelé e Garrincha quase ficaram de fora do mundial por preconceito racial.
 
Geração  de jogadores
Segundo o autor, uma geração de jogadores excepcionais como Pelé, Garrincha, Didi e Djalma Santos deu show nos campos da Suécia e conquistou a Copa do Mundo de 1958. “No entanto, para chegar à glória, esses jogadores tiveram de enfrentar não apenas as adversidades comuns ao esporte, mas também o intenso preconceito racial que vigorava no futebol brasileiro de então”. 
 

‘Terrão  Corinthians’
O prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues (PP), está confiante com o avanço do projeto do “Terrão Corinthians”. Na semana passada, junto com o secretário de Esportes, Marcelinho Carioca, e a equipe de captação do Corinthians, foi feita vistoria nos campos de futebol da cidade. A expectativa é montar uma parceria para escolinha de futebol.
 
Oportunidades
Segundo Boigues, o futebol “dá poucas oportunidades para a garotada mais carente que não pode pagar uma escolinha”. Ele afirmou que com esse projeto inovador, dará chance para jovens realizarem o sonho de ter “um bom futuro em um dos maiores times do mundo”. 
 
Xilão
A OAB de Suzano divulgou na tarde de ontem nota de pesar pelo falecimento do advogado Marcílio Gonçalves Pereira Júnior, o Xilão. “Que o legado do dr. Xilão seja sempre exaltado na advocacia suzanense, com sua alegria e exemplo de compromisso com a profissão. Aos amigos e familiares, nossos sinceros sentimentos!”.
 
Velório
O corpo de Xilão foi velado em Suzano e segue para o crematório Campos das Oliveiras (Av. Siqueira Campos, 263 - Centro, Jacareí), no Vale do Paraíba, na manhã desta terça-feira (23/11).