Novembro Azul

Suzano terá Dia D de prevenção ao câncer de próstata neste sábado

Atendimento especial para os homens será realizado das 8 às 16 horas em 12 postos de saúde do município

26 NOV 2021 • POR de Suzano • 12h04
Suzano terá Dia D de prevenção ao câncer de próstata neste sábado - Wanderley Costa/Secop Suzano

A Secretaria de Saúde de Suzano promove neste sábado (27) o Dia D de prevenção ao câncer de próstata. O trabalho encerra o cronograma de ações em alusão à campanha Novembro Azul, com atendimento das 8 às 16 horas, em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A atividade contempla acolhimento especial ao público masculino com uma série de serviços, entre eles o atendimento à livre demanda para a coleta de sangue para exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

Ao longo deste mês, a pasta realizou diversas ações por meio da Diretoria de Atenção à Saúde, tendo os homens como principal público-alvo. Neste período, a proposta foi alcançar os moradores dos bairros. Para tanto, as unidades se empenharam em realizar atividades adequadas à situação de cada localidade, atuando sempre em caráter preventivo, com a oferta de testes rápidos à livre demanda, práticas integrativas e avaliação em saúde bucal, por exemplo. 

Já para este sábado (27), a secretaria planeja o Dia D. Serão 12 UBSs abertas na cidade, das 8 às 16 horas. O objetivo é promover acolhimento em Saúde Mental especialmente voltado ao público masculino, auriculoterapia e outros trabalhos de integração em saúde, com destaque para o atendimento à livre demanda para a coleta de sangue para PSA.

Os postos participantes são: UBS Alzira Pereira Mayer (Jardim Alterópolis), UBS Antônio Augusto Nunes (Jardim Natal), UBS Dr. André Cano Garcia (Cidade Boa Vista), UBS Dr. Isack Oguime (Parque Maria Helena), UBS Adelzuita Ferreira dos Santos (Jardim Monte Cristo), UBS José Mariano de Souza Coutinho Jr. (Jardim Colorado), UBS Maria de Lourdes Cardozo Mathias (Jardim Vitória), UBS Stelina Maria Barbosa (Miguel Badra), UBS Palmeiras, UBS Prefeito Alberto Nunes Martins - CSII (Centro), UBS Professor João Olímpio Neto (Jardim Casa Branca) e UBS Tabamarajoara.

De acordo com o titular da pasta, Pedro Ishi, a campanha Novembro Azul é de grande importância, uma vez que impacta um público que geralmente não cultiva o hábito de realizar exames de rotina. “Trabalhar com o público masculino é sempre um desafio porque, infelizmente, ainda temos uma cultura machista a desconstruir. Na Saúde, o mês de novembro é especialmente voltado à conscientização e à prevenção ao câncer de próstata que, se tiver um diagnóstico precoce, tem muitas chances de tratamento e cura”, explicou.

Ainda segundo o chefe da pasta, a doença é um dos tipos de câncer mais comuns na população masculina, porém, o tema ainda é tratado como tabu por parte dos homens. “Nossa missão é quebrar esse preconceito e garantir acesso à orientação e à prevenção. No sábado, teremos a coleta de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), que é um procedimento recomendado pelos urologistas para a detecção precoce do câncer e de outras doenças do sistema reprodutor masculino. Vale lembrar que isso complementa o diagnóstico, mas não substitui o procedimento de toque retal. Em caso de suspeita, o paciente deve buscar atendimento especializado junto à unidade de saúde mais próxima”, completou.