Cidades

Suzano consegue zerar número de internações de pacientes com Covid

Nenhum dos 31 leitos de enfermaria/semi-intensiva estão ocupados neste momento

1 DEZ 2021 • POR Matheus Cruz - de Suzano • 21h47
Em Suzano não há internações - Regiane Bento/DS
Suzano segue com a ocupação dos leitos de Covid-19 zerada nesta quarta-feira (1º). O avanço na vacinação vem reduzindo a taxa de ocupação nas unidades separadas para atender pacientes diagnosticados com o vírus. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, nenhum dos 31 leitos de enfermaria/semi-intensiva (com suporte ventilatório) para tratamento de pacientes com o novo coronavírus estão ocupados neste momento. Os números correspondem às vagas ofertadas pela Secretaria de Saúde no Pronto-Socorro Municipal (PS) da cidade, localizado na Rua Kaneji Kodama, 1459, na Vila Figueira.
 
Há cerca de quatro meses, a cidade também chegou a registrar o mesmo percentual, entretanto o índice voltou a subir alguns dias depois. 
 
No dia 8 de novembro, por exemplo, a taxa de ocupação era de 3,22% na cidade, com apenas um paciente internado. 
 
Já no dia 13 do mesmo mês, a cidade voltou a zerar o índice de ocupação dos leitos. Na época, todas as 33 vagas de internação da rede municipal de saúde estavam disponíveis. Eram dois leitos a mais do que o número atual disponibilizado.
 
Com a redução do número de internações pelo vírus e o avanço da vacinação contra a Covid-19 na cidade, o número de leitos disponíveis para atender pacientes diagnosticados com o vírus também vem sendo reduzido.
 
O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Suzano já vinha analisando o cenário em julho e em agosto e constatou que a quantidade de internações em leitos de UTI, naquele momento, nunca superava duas pessoas. 
 
Em razão disso, o Executivo suzanense não efetivou a renovação de contrato com as unidades particulares que dispunham de vagas para a rede municipal até então. 
 
Estado
 
A Secretaria de Estado da Saúde mantém o monitoramento do cenário da COVID-19 em todas as regiões. Hoje (01), a taxa de ocupação na Grande São Paulo é de 27 % de UTI e 25,3% em enfermaria. A atualização ocorre diariamente e pode se conferida no site: https://www.seade.gov.br/coronavirus/#.
 
Os hospitais estaduais do Alto Tietê mantêm leitos reservados e exclusivos para COVID-19. O Santa Marcelina de Itaquaquecetuba conta com 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria, ambos sem ocupação hoje. 
 
No Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, estão em funcionamento 20 leitos de enfermaria, com ocupação de 35% e 20 leitos de UTI, com 30% de ocupação. Já o Hospital Auxiliar de Suzano opera com 20 leitos de enfermaria com 22,22% de ocupação. 
 
Os serviços do SUS seguem dedicados a garantir assistência adequada e oportuna a todos.