Encontro

Nova gestão do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental toma posse

Órgão é responsável por atuar junto à Prefeitura de Suzano para fortalecer o abastecimento de água e ampliar a rede de esgoto em toda a cidade

8 DEZ 2021 • POR de Suzano • 15h08
Nova gestão do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental toma posse - Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano promoveu a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental (Comsam). A ocasião foi marcada pela cerimônia de posse da nova gestão do órgão, com mandato vigente até 2023. Após a conclusão da formalidade, os integrantes deram início às discussões sobre a infraestrutura municipal e os meios de ampliar o atendimento, assuntos que terão continuidade nos próximos encontros.

Com isso, os 20 membros titulares assumiram suas posições e deram início aos trabalhos do dia. Metade da equipe é composta por representantes do Poder Público. Já a outra parte, da sociedade civil, conta com estudantes e integrantes de organizações, associações e empreendimentos do setor. A reunião virtual ocorreu no final de novembro e foi mediada pelo chefe da pasta, André Chiang, e pela diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo, que exerce a função de secretária-executiva do grupo.

O Comsam é um órgão consultivo, deliberativo, regulador e fiscalizador das atividades voltadas para o segmento de saneamento ambiental e para a garantia de acesso da população à água tratada e à rede de esgoto. A gestão realiza reuniões mensais para debater sobre a realidade da cidade, definindo estratégias e prioridades, além de acompanhar e avaliar a implementação de novas medidas que estimulem o setor de forma sustentável.

Na oportunidade, eles definiram a estrutura da coordenadoria executiva e esclareceram as funções de cada participante. Em seguida, a legislação de saneamento ambiental foi lida e explicada, de modo a elucidar os participantes de suas características e funcionamento. Dando continuidade, abordaram os recursos existentes, as formas de captação e de abastecimento e os processos de coleta de dados, medidas que permitem ao Comsam diagnosticar a situação atual do sistema de tratamento e de reservação do município.

Chiang destacou a importância do conselho para as articulações municipais em prol deste segmento, visando a ampliação do fornecimento de água potável e do tratamento de esgoto. Ele ainda ressaltou que a pasta de Meio Ambiente trabalha de forma participativa com a sociedade, sempre focada em aprimorar as políticas públicas e garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação na cidade.

“Temos uma equipe com grande capacidade técnica nesta gestão. Isso nos dá um potencial estratégico importante para fomentar melhorias, que refletirão diretamente na qualidade de vida da população. Suzano conta com metas a seguir para a universalização do saneamento em todo o município nos próximos anos, inclusive nas áreas rurais, portanto precisamos pensar juntos em ações concretas para atingir esse objetivo”, concluiu o secretário.