Editorial

Ações de assistência social

9 DEZ 2021 • POR • 05h00

A assistência social é uma política pública da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS); um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. 
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano realizou reunião de trabalho com as entidades conveniadas do município. 
Foram apresentadas as principais atividades desempenhadas pela secretaria nas diferentes frentes de trabalho, que garantiu a inserção de mais de 3 mil famílias no Cadastro Único e novas conquistas para a área social, tais como a descentralização do atendimento para as unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com mais conforto, proximidade e captação do público.
Além disso, a pasta também inaugurou neste ano a “Sala dos Conselhos” no chamado “Quarteirão Social”, equipamento inédito que reúne os principais serviços sociais do município, com espaço adequado para atendimento, reuniões e apresentações. A pasta ainda realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social e retomou importantes conselhos municipais, como o de Promoção e Igualdade Racial (Compir) e o de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) a fim de garantir cada vez mais direitos à população.
Os benefícios assistenciais fazem parte da política de Assistência Social e são um direito do cidadão e dever do Estado. Esses benefícios são divididos em duas modalidades: o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e os Benefícios Eventuais. Além deles, a política contempla ainda a Carteira do Idoso, documento que garante à pessoa idosa acesso a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou com desconto de, no mínimo, 50%, de acordo com o Estatuto do Idoso.
As parcerias são de extrema importância para a administração municipal porque complementam parte de um trabalho indispensável à população, que são os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, além do acolhimento a quem mais precisa.