Rua Dr. Felício de Camargo começa a passar por fresagem
Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos realiza a raspagem do asfalto antigo para aplicar a nova cobertura da via
A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos está realizando a fresagem da rua Dr. Felício de Camargo, no centro de Suzano. O procedimento foi iniciado na noite da última sexta-feira (10), com o objetivo de remover o asfalto antigo. Os trabalhos devem ser concluídos nas próximas semanas.
Durante a noite de sexta-feira e parte da madrugada de sábado (11), os funcionários da pasta estiveram organizados em equipes para iniciar a preparação do local que irá receber a nova camada de asfalto. Eles já haviam realizado a primeira fase da revitalização da via, que envolveu também a troca de sarjetas, começando do quarteirão da Praça João Pessoa e terminando na avenida Antônio Marques Figueira. Este trecho compreende 420 metros de extensão.
O processo de fresagem consiste em duas etapas. O primeiro passo é a preparação da via para receber uma nova camada de asfalto após a remoção das placas antigas ou danificadas. O trabalho é realizado a frio por máquinas niveladoras e escavadeiras que executam a raspagem e assentamento do terreno para corrigir imperfeições de nível e possíveis falhas que afetem a implementação do novo revestimento.
A partir disso, é iniciada a segunda fase da obra. Ela compreende a aplicação do novo pavimento com caminhões e máquinas próprias para o serviço. Em seguida haverá a repintura da sinalização viária, adequando-a para o tráfego de veículos e pedestres. Esta será a próxima etapa a ser cumprida para concluir os trabalhos.
O desgaste natural do material asfáltico é avaliado cuidadosamente pela secretaria, que conduz a troca periódica em várias vias do município, prezando pela segurança no trânsito. Os serviços promovidos pela pasta envolvem os mesmos processos nos bairros cujas vias recebem estas obras, contando sempre com a interdição parcial ou completa para conclusão dos trabalhos. Recentemente, foram feitas fresagem e pavimentação na avenida Antônio Marques Figueira.
“Estamos realizando esta etapa em uma das vias mais importantes de nossa cidade pensando, em especial, na segurança da nossa população. Vamos garantir uma nova camada de asfalto, mais sólida e preparada para receber veículos e pedestres. Seguimos com o trabalho firme nos mais variados pontos, para que tenhamos uma cidade cada vez melhor”, disse o secretário Samuel Oliveira.
Ele lembrou que a obra está ocorrendo à noite e de madrugada para não prejudicar o trânsito local. “A rua Dr. Felício de Camargo é, sem dúvida, uma das mais movimentadas de nossa cidade. Por isso, os trabalhos ocorrem no período noturno, pois a interdição desta via durante o dia causaria muitos prejuízos no trânsito local”, relatou.