Região

Poá confirma segundo caso da variante Ômicron no Alto Tietê

Secretaria de Saúde afirma que paciente cumpriu isolamento e está recuperada. Mogi já registrou um caso

18 JAN 2022 • POR Matheus Cruz - de Poá • 09h58
Município registra segundo caso da variante Ômicron da Covid-19 no Alto Tietê - Rodrigo Nagafuti/Secom Poá
Poá confirmou nesta segunda-feira (17) o segundo caso da variante Ômicron no Alto Tietê. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, o caso foi registrado em uma mulher de 19 anos. A paciente cumpriu o isolamento e está recuperada.
 
Segundo a pasta, a amostra do exame foi coletada em dezembro de 2021, sendo agora confirmada a variante após análise feita pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A informação chegou através do Grupo de Vigilância Epidemiológica - Regional VIII (GVE VIII), da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo.
 
A paciente havia procurado atendimento em uma unidade de saúde ainda em dezembro do ano passado. Já com a confirmação deste caso, a paciente foi medicada, cumpriu o isolamento necessário e encontra-se recuperada. Segundo a Prefeitura, ela também já retornou às atividades de rotina.
 
Segundo caso
 
Este é o segundo confirmado da variante Ômicron entre as cidades da região. Em dezembro, um mogiano já havia sido diagnosticado com a variante. Na ocasião, a informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Mogi.
 
Segundo informou a pasta, o paciente havia participado de uma festa de casamento fora de Mogi com mais de 200 participantes, dos quais quatro pessoas haviam chegado da África. Ele apresentava sintomas leves, foi acompanhado e orientado a quarentena. Ao longo do monitoramento, apresentou apenas sintomas leves e hoje já está curado.
 
Assim como no caso de Poá, o paciente está curado e iniciou o isolamento logo após o início da suspeita.
 
Demais cidades
 
Até o momento, as demais cidades da região não registraram casos da variante. Ao mesmo tempo, os municípios também reforçam as orientações para a população e previne novos casos.
 
Em Suzano, caso algum registro de variante ocorra, a Prefeitura informou que o paciente será orientado a retornar ao atendimento médico em caso de piora dos sintomas.
 
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também promove o acompanhamento por telefone, com ligações a cada dois ou três dias. Dependendo do caso, esse acompanhamento telefônico pode ocorrer de maneira diária.