Cidades

Alta demanda obriga região a priorizar testes de Covid-19 para quem tem pedido médico

Medida foi necessária para controlar estoque de testes e filtrar procura

18 JAN 2022 • POR Matheus Cruz - de Suzano • 05h00
Prefeituras fazem triagem antes de testar - Leopoldo Silva/Agência Senado
Devido a alta demanda em decorrência do surto de gripe H3N2 e casos de Covid-19, as prefeituras do Alto Tietê desenvolveram "filtros" para a testagem de casos do novo coronavírus. Os testes seguem sendo oferecidos pela rede municipal de saúde, mas apenas para casos de pedido médico ou para grupos de risco.
 
Apesar de nenhuma cidade ter registrado a falta do exame, a medida foi necessária para melhorar o controle de estoque e garantir que não falte testes para casos considerados mais graves.
 
É o caso de Suzano, onde apenas nas primeiras semanas de 2022, foram feitos aproximadamente 1.500 testes, com positividade de cerca de 40%. Em relação à dezembro, a Secretaria de Saúde do município calcula que o aumento foi de 100%.
 
Segundo a pasta, os testes estão sendo oferecidos para a população apenas em caso de solicitação médica. A coleta do PCR acontece nos postos de saúde e no Laboratório Municipal.
 
Além da necessidade da recomendação médica para a testagem, também são exigidos documentos pessoais como RG, CPF e Cartão SUS. De acordo com a pasta, o estoque tem sido suficiente para a testagem dos munícipes que precisam.
   
Situação parecida em Mogi, onde os testes também são aplicados somente por indicação médica. Segundo o Executivo, não há testagem indiscriminada. As pessoas com sintomas respiratórios que procuram as unidades de saúde municipais são triadas e classificadas pelos sintomas.
 
No processo, caso o médico suspeite de alguma variante (por exemplo: pessoas que tiveram contato com viajantes do exterior), o swab nasal é coletado no Hospital Municipal e enviado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para identificação.
 
Até o momento, a Secretaria de Saúde da cidade registrou aumento de 30% a 35% no movimento motivado por queixas respiratórias e casos de síndrome gripal nas unidades de saúde e pronto atendimentos nas últimas semanas, o que impulsiona a alta na procura por testes da Covid-19.
 
A pasta destaca que o estoque é baixo e controlado, por isso são estabelecidos critérios técnicos de atendimento. 
 
Em Ferraz os testes são oferecidos em todas as 13 UBSs da cidade. Entretanto, são concentrado para os grupos de risco. O recomendado que o paciente primeiro procure uma UBS, passe pelo acolhimento da equipe da enfermagem e depois pelo atendimento médico, que irá avaliar o caso.
 
Os grupos de risco são: grávidas e puérperas, crianças menores de 12 anos, idosos com mais de 65 anos e imunossuprimidos. Para atendimento é preciso levar documento de identidade e cartão do SUS, se tiver.
 
Os protocolos também são adotados em Itaquaquecetuba. Os testes são ofertados em todas as unidades de saúde (UBS e USF), além dos serviços 24h: UPA e CS 24. Para fazer o exame, é necessário apresentar sintomas como febre, coriza, entre outros.
 
A Prefeitura registrou aumento de 50 a 60% na realização de testes. Para se ter ideia, nas primeiras semanas de janeiro, foram cerca de 14 mil, com 25% de positividade. Ou seja, 3,4 mil aproximadamente. 
 
O mesmo ocorre em Poá. A Prefeitura registrou aumento de mais de 100% na busca por testes. Os exames são oferecidos nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), especialmente para pessoas que apresentam sintomas e tenham o encaminhamento do médico da unidade.
 
Biritiba Mirim e Arujá também oferecem testes, mas apenas nos casos com indicação médica. 
 
Até o fechamento desta reportagem, as prefeituras de Guararema, Salesópolis e Santa Isabel não retornaram o contato feito pelo DS.