Cidades

Vacinação das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades começa nesta quinta

Pelo menos 200 pessoas já se inscreveram para imunização nesta semana; ação ocorre na Arena Suzano das 8 às 17 horas

20 JAN 2022 • POR de Suzano • 16h00
Arena Suzano vai receber as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades - Regiane Bento/DS
A Secretaria de Saúde de Suzano realiza nesta quinta-feira (20/01) uma nova etapa da campanha de imunização contra a Covid-19. Desta vez, as aplicações são voltadas para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades previamente agendadas no site www.suzano.sp.gov.br. O trabalho será concentrado exclusivamente na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), das 8 às 17 horas.
 
Entre segunda e quarta-feira (17 a 19/01), 200 pessoas se cadastraram para receber o imunizante nesta semana. Para evitar aglomerações, a administração municipal realizou o procedimento por meio de agendamento. Assim, os pais ou responsáveis puderam escolher a data e o horário mais cômodos para levar a criança.
 
O titular da pasta, Pedro Ishi, orientou que os pequenos devem estar acompanhados de apenas um dos pais ou responsáveis no dia marcado, para evitar aglomerações. Na oportunidade, devem ser apresentados CPF do menor de idade, comprovante de agendamento e laudo médico que comprove a comorbidade. Ele ainda pontuou que o acolhimento no feriado municipal em homenagem ao dia do padroeiro da cidade, São Sebastião (20/01), foi pensado de forma estratégica visto que, com o recesso em muitos postos de trabalho, as pessoas terão mais disponibilidade para levar os pequenos nestas datas.
 
“O formato de agendamento foi implementado para evitar demora nas filas e possíveis aglomerações. A Arena Suzano é ideal para atender este contingente, visto que é situada próxima à região central e dispõe de amplo espaço, possibilitando mais agilidade ao atendimento. Recebemos recentemente o primeiro lote de 1,6 mil doses de vacinas pediátricas e trabalhamos para levá-las o mais rápido possível aos braços das crianças. Conforme novas remessas chegarem, poderemos abrir para o público menor de idade sem comorbidades, de forma ordenada”, concluiu.
 
Comorbidades
 
Entre as comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde estão: Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndrome coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doença da Aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Talassemia; Síndrome de Down; Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3; Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Cirrose hepática e crianças que vivem com HIV.
 
Agendamento
 
A primeira etapa de agendamento se encerrou às 17 horas desta quarta-feira (19/01). Com isso, a vacinação ocorre entre quinta e sexta-feira (20 e 21/01).
 
“Os munícipes devem ficar atentos ao site oficial da prefeitura (suzano.sp.gov.br) e às redes sociais, seja no Facebook (pt-pt.facebook.com/prefsuzano) ou no Instagram (www.instagram.com/prefeituradesuzano), para acompanhar as novas ações de agendamento, conforme a chegada de mais doses do imunizante pediátrico”, detalhou Ishi. De qualquer forma, já é possível realizar cadastro prévio na plataforma “Vacina Já”, do governo do Estado (www.vacinaja.sp.gov.br). E, assim que novas datas foram disponibilizadas, os pais e responsáveis devem se cadastrar por meio da plataforma (bit.ly/Agendamento_Suzano) especialmente criada para esse atendimento, sendo uma parceria entre Suzano e as demais cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).