Vacinação infantil

Mais de 119 mil doses da Coronavac chegam à região para crianças de 6 a 11 anos

Municípios começam a retirada das doses a partir de hoje (21/01) no Grupo de Vigilância Epidemiológica

22 JAN 2022 • POR de Suzano • 05h00
Região recebe lote de Coronavac para vacinar crianças de 6 a 11 anos - Irineu Júnior/Secop Suzano
Os municípios do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) receberam um lote contendo 119.820 doses de Coronavac para crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades. 
 
As vacinas serão retiradas no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE). O uso emergencial do imunizante para crianças e adolescentes foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 
De acordo com técnicos da agência, os estudos demonstraram a segurança e efetividade da aplicação de duas doses da Coronavac, com intervalo de 28 dias, na população entre 6 e 17 anos. 
 
A formulação a ser usada em crianças é a mesma da aplicada em adultos.
 
A vacinação infantil na região teve início no último sábado (15/01) com a chegada do primeiro lote de doses da Pfizer, cuja a aplicação pode ocorrer em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e o intervalo entre as duas doses deve ser de oito semanas.
 
Para a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins, a disponibilidade de um mais um tipo de imunizante garantirá o avanço na campanha. 
 
“Temos a possibilidade de duas vacinas para uso pediátrico. Elas têm composições e recomendações diferentes, porém a efetividade e segurança de ambas já foi aprovada pelos órgãos responsáveis, e certamente a utilização dos dois imunizantes dará mais fluidez à vacinação infantil, tornando o processo mais ágil e garantindo a segurança de todos”, disse.
 
Cada município fará a divulgação com relação aos dias, horários e locais da vacinação infantil.