Pandemia

Alto Tietê tem pelo menos 43 casos confirmados da Ômicron

Maior número de registros é de Mogi das Cruzes, com 26 casos confirmados, seguido de Suzano

24 JAN 2022 • POR Matheus Cruz - da Reportagem Local • 05h00
Alto Tietê tem pelo menos 43 casos confirmados da Ômicron - REUTERS/JAKUB PORZYCKI
O Alto Tietê tem pelo menos 43 casos da nova variante Ômicron, da Covid-19, confirmados. A atualização foi feita pelas prefeituras nesta segunda-feira (24). O maior número de registros é de Mogi das Cruzes (26), seguido de Suzano (13), Ferraz de Vasconcelos (3) e Poá (1).
 
As confirmações foram feitas por meio de testes realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e reencaminhados para as administrações municipais.
 
Em Mogi, a Prefeitura informou que ente os 26 casos, cinco foram apontados em 2021 e outros 21 em janeiro de 2022. De acordo com o Executivo, os pacientes estão bem, sendo o caso mais recente do dia 8 de janeiro.
 
A lista segue por Ferraz, onde três casos da variante foram identificados. Segundo a Prefeitura, são duas mulheres - uma de 30 e outra 32 anos -, e um homem de 27 anos. A administração municipal destaca que os pacientes estão sendo acompanhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
 
O caso da variante registrado em Poá foi confirmado no último dia 17 de janeiro. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, o caso foi registrado em uma mulher de 19 anos. A paciente cumpriu o isolamento e está recuperada.A paciente havia procurado atendimento em uma unidade de saúde ainda em dezembro do ano passado. Já com a confirmação deste caso, a paciente foi medicada, cumpriu o isolamento necessário e encontra-se recuperada. Segundo a Prefeitura, ela também já retornou às atividades de rotina.
 
Até o momento, as demais cidades da região não registraram casos da variante. Ao mesmo tempo, os municípios também reforçam as orientações para a população e previne novos casos. É o caso de Itaquaquecetuba e Santa Isabel. 
 
Em Suzano, a Secretaria de Saúde de Suzano esclarece que vem acompanhando todos os casos da variante Ômicron na região, principalmente em municípios limites que tiveram a confirmação, como Mogi das Cruzes e Poá. 
 
O município recebeu da Gerência de Vigilância Epidemiológica 8 (GVE 8), do governo do Estado, a confirmação de 13 casos da variante Ômicron neste mês após análises de exames enviados pelo município ao Instituto Adolfo Lutz.
 
São sete pessoas do gênero masculino e seis do feminino contaminadas com esta cepa do novo coronavírus (Covid-19), de idades variadas: 18, 20, 21, 23, 25, 30, 45 (dois casos), 48, 50, 56, 57 e 68.
 
O município segue acompanhando o cenário pandêmico, bem como demais casos de síndromes respiratórias. A secretaria reforça a importância do uso de máscara e da frequente higienização das mãos, assim como também recomenda o distanciamento social e a adesão à vacinação contra a Covid-19.