Cidades

Táxis e Uber são liberados para utilizar corredores de ônibus

Suzano não conta com uma regulamentação para corredor de ônibus. Portanto, não há proibição de uso das vias

6 MAR 2022 • POR Da Reportagem Local • 09h00
Taxistas podem utilizar podem utilizar os corredores de ônibus em Suzano - Isabela Oliveira/DS
Táxis e veículos de aplicativos, como Uber, podem utilizar os corredores de ônibus, em Suzano, para circulação e paradas para embarque e desembarque. O assunto vem sendo discutido também em cidades do Estado, como São Paulo.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Suzano não conta com uma regulamentação para corredor de ônibus. 
“Portanto, não há proibição de uso das vias e pontos de parada para embarque e desembarque das demais modalidades de transporte de passageiros, sempre em observância das normas de trânsito”, informou a Secretaria de Transportes.  Atualmente, Suzano conta com 151 táxis, divididos em 16 pontos. 
 
Em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou a lei que autoriza a circulação de táxis em faixas e corredores de ônibus em São Paulo. Segundo a Prefeitura de São Paulo, a lei apenas consolida uma autorização para a circulação de táxis em faixas e corredores exclusivos de ônibus que já estava em vigor, por meio de Portaria da SMT (Secretaria Municipal de Transporte) desde 2019. 
No entanto, agora a nova lei dará respaldo jurídico à categoria, caso haja alguma contestação da medida. Em 2014, o Ministério Público ingressou com ação para retirar os táxis dos corredores, em São Paulo.
 
OPINIÃO
 
O taxista Allan da Silva é a favor de liberar os corredores de ônibus para os táxis, “se fizerem assim como é no Centro de São Paulo, vai ser mais uma vantagem para os passageiros”, afirma. “A maior parcela de passageiros que utiliza os táxis são pessoas idosas e preferem utilizar o táxi por se sentirem mais seguros", explica.
 
Segundo Allan da Silva, em 2016 foi discutida lei que regulariza o uso dos taxistas caracterizados que é legalizado pela Prefeitura. A maior parte dos carros são pratas e possuem um logo de identificação, tem um número de identificação na lateral e o número de telefone para os passageiros ligarem para fazer as reclamações.
 
“Acredito que por ter este tipo de regularização, foi o que ajudou a voltar a frequência de passageiros. Essas medidas, garantem mais segurança aos passageiros”, conta.
 
Apesar disso, o motorista ressalta que deveriam criar um aplicativo para os passageiros chamarem os táxis de qualquer lugar. Seria semelhante a esses aplicativos de carros, a diferença é que seria comandado pela prefeitura. Dessa forma, atrairia muito mais passageiros, porque sem o aplicativo os passageiros têm que ir nos pontos de paradas dos táxis.
 
“Já foi reivindicado esse pedido, mas nunca chegou um retorno para os taxistas”, conclui.