Cidades

Serviço de desassoreamento ocorre em três pontos de Suzano

Trabalhos se concentram nos rios Guaió, Jaguari e em um córrego no Jardim Revista. Há cerca de mil córregos e rios

27 MAR 2022 • POR Thiago Caetano - da Reportagem Local • 10h00
Atualmente, os trabalhos se concentram nos rios Guaió e Jaguari, e em um córrego no Jardim Revista - Regiane Bento/Arquivo DS
O serviço de desassoreamento de rios e córregos de Suzano está concentrado em três pontos da cidade. De acordo com a Prefeitura do município, existem cerca de mil córregos e rios em Suzano. Atualmente, os trabalhos se concentram nos rios Guaió, no limite com Poá, Jaguari (perto da divisa com Mogi das Cruzes) e em um córrego no Jardim Revista. 
Segundo a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, o próximo serviço será no Córrego dos Lopes, situado ao lado da Estrada de Santa Mônica, no Jardim Suzanópolis.
 
Ainda de acordo com a Prefeitura, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) segue com o desassoreamento do Rio Taiaçupeba-Mirim, no Distrito de Palmeiras, próximo do limite com Ribeirão Pires. O departamento também é responsável pelo desassoreamento do Rio Tietê.
 
Rio Guaió
 
O Rio Guaió é um curso d’água importante para a Grande São Paulo. O Guaió nasce em Mauá ao lado da nascente do Rio Tamanduateí, importante rio da região do ABC Paulista. O rio possui 20 km de extensão e passa por cinco municípios: Mauá, Ribeirão Pires, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano, onde deságua no Rio Tietê, próximo à divisa com Itaquaquecetuba.
 
Rio Jaguari
O Rio Jaguari corta a região norte de Suzano, passando pelos bairros Miguel Badra, Cidade Boa Vista, Jardim Carmem, Jardim Santa Inês, Jardim São José e Jardim São Bernardino. O rio também corta o município de Itaquá. Sua foz também é no Rio Tietê.