Cidades

Estrada Santa Mônica aguarda DER para receber revitalização

Nas obras serão feitas revisão do sistema de drenagem, reforma de guias e sarjetas e aplicação de novo asfalto

29 MAR 2022 • POR Guynever Maropo - de Suzano • 22h10
Estrada deve receber obras de revitalização após queixa de moradores - Regiane Bento/DS
A Estrada Santa Mônica vai receber revitalização ao longo de 1,7 mil metros de extensão, desde a Estrada dos Fernandes até o limite com Poá. A Prefeitura de Suzano aguarda o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) definir a data de início e o prazo de execução da obra.
 
Suzano prevê que a obra se inicie neste semestre. O processo de revitalização vai fazer manutenção no sistema de drenagem, reforma de guias e sarjetas, fresagem, troca de solo e aplicação de nova capa asfáltica. Após o término da obra, a equipe da zeladoria municipal fará a revisão da iluminação pública, pintura de solo e ajuste de redutores de velocidade (lombadas).
 
A obra é conveniada com o órgão estadual e já assinou a documentação com a empresa Darga Pavimentação e Terraplanagem Ltda que comandará o projeto. O investimento do governo do Estado será de R$ 3,5 bi.
 
A pasta destaca que, por ser uma estrada vicinal, a realização de intervenções na infraestrutura da via compete ao governo do Estado, como este que vai ocorrer com a futura revitalização na via.
 
Ainda assim, a administração municipal promove melhorias no local, no último mês a Operação Tapa-Buraco realizou intervenções. Ressalta que o tráfego de veículos pesados, nas obras de conjuntos habitacionais localizados na estrada, e as recentes chuvas têm contribuído para a deterioração do asfalto.
 
Opinião dos moradores
 
O DS foi até o local e entrevistou os moradores do entorno. Eles disseram que a estrada precisa de reparos. Destacam que na extensão dela possui diversos buracos, falta calçada e iluminação pública.
 
Analista financeiro, Danilo Pereira, sai para passear com seu cachorro e faz o percurso na beirada da Estrada, por não ter calçada. " O trecho na curva é a parte mais perigosa sem calçada. Os pedestres têm que dividir a pista com os motoristas”, conta. O ajudante de pedreiro Denilson Serafim também concorda que o trecho citado é perigoso. “Já passei diversas vezes no trecho e quase fui atropelado. A Prefeitura deveria fazer algo”, conclui. Outro ponto de destaque é a iluminação precária. O analista explica que a via possui iluminação, mas não clareia e continua perigoso andar à noite. “Alguns postes estão com luzes quebradas, ou seja, tem pouca iluminação”, diz.
 
Em relação a calçadas, a Prefeitura esclarece que a construção é uma atribuição dos proprietários dos imóveis. Nos trechos que estão sem o Departamento de Fiscalização de Posturas poderá notificar os responsáveis e cobrar que seja providenciado.