Conseg Centro reivindica monitoramento com câmeras em 89 bairros
Entidade explica que já foram realizadas duas reuniões on-lines neste ano
6 ABR 2022 • POR Lucas Lima - de Suzano • 08h00
Conselho de Segurança pede mais câmeras de monitoramento - Wanderley Costa/Secop Suzano
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Centro de Suzano reivindica intensificação no monitoramento de segurança e patrulhamento da Polícia Militar (PM) nos 89 bairros que abrange a região. O órgão afirma que os pedidos são para combater crimes, principalmente, roubos e furtos. Além disso, ressalta a importância de os bairros aderirem ao projeto Vizinhança Solidária.
De acordo com o presidente do Conseg Centro, Ednilson Macedo, já foram realizadas duas reuniões onlines neste ano com representantes da PM e da Polícia Civil, além da participação da população. Nas oportunidades, as principais reivindicações foram monitoramento de segurança e patrulhamento pelos bairros. “A população relata que os maiores problemas são com roubos, furtos e perturbação de sossego, por isso pedem mais rondas”, comenta.
Ednilson frisa que, normalmente, os pedidos feitos pela população são atendidos. “Os representantes das polícias verificam as solicitações e dão uma solução. Raramente saímos de uma reunião sem resolver. Na maior parte, dão orientação e intensificam a segurança”, disse. O presidente do Conseg citou os bairros Casa Branca e Vila Amorim como beneficiados com o aumento de patrulhas e monitoramento. “Vamos de acordo com a demanda”. Ele ainda diz que a Guarda Civil Municipal (GCM) também apoia nas ocorrências.
Em relação ao projeto Vizinhança Solidária, o qual faz os próprios munícipes monitorarem os vizinhos, Ednilson convidou todos os bairros a conhecerem a ação. “As regiões que contam com esse projeto viram o índice de criminalidade cair. Os vizinhos se comunicam se olham alguma movimentação estranha e de imediato avisam a polícia. Todos os bairros deveriam conhecer e ter esse projeto”. Atualmente, apenas cinco bairros que abrange o Conseg participam do Vizinhança Solidária: Casa Branca, Caxangá, Vila Barros, Jardim Imperador e Jardim Nazareth.
A última reunião do Conseg aconteceu em fevereiro. Em média, 40 moradores participam dos encontros onlines, que são realizados uma vez por mês numa segunda-feira. Para participar, o munícipe deve entrar em contato por meio do telefone WhatsApp (98988-9926).