Cultura

Wal Serra apresenta 'Música: remédio pra alma' no Espaço Opereta

Cantora paulistana traz repertório variado no dia 7, às 20 horas, em projeto adaptado das telas do celular para os palcos

2 MAI 2022 • POR de Poá • 13h24
Wal Serra apresenta 'Música: remédio pra alma' no Espaço Opereta - Rodrigo Maia/Divulgação

A agenda do Espaço Cultural Opereta, de Poá, segue repleta de música. No próximo sábado, dia 7, a partir das 20 horas, a cantora Wal Serra apresenta o projeto “Música: remédio pra Alma”. O evento é gratuito e os ingressos para entrada estarão disponíveis uma hora antes. A classificação indicativa é livre.

O show terá a interpretação de diversos gêneros da Música Popular Brasileira. Este projeto passou por transformações durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19 e agora sai das telas do celular para o palco. Para Wal Serra, as apresentações virtuais tornaram-se parte de seu contato com o mundo, em meados de 2020, quando as incertezas e o isolamento se tornaram mais intensas. Foi o momento em que recorreu à música como um "remédio para a alma", um antigo projeto que já desenvolvia na escola onde trabalhava, envolvendo estudantes adolescentes. 

No entanto, a passagem da experiência presencial à virtual exigiu adaptações, uma vez que Wal não tinha muita intimidade com as câmeras. Sempre foi mulher de cantar olhando nos olhos, mirando a plateia, desde que começou sua carreira, ainda muito jovem. No decorrer do segundo semestre de 2020, no entanto, suas transmissões eram dedicadas exclusivamente ao samba. E foi assim que Wal abriu suas janelas para o mundo, através das câmeras do celular, para receber amigos à distância, cantando e sambando, sempre às quartas-feiras, interessada em ouvir como cada pessoa estava se sentindo, durante aqueles tempos tão difíceis. Desta forma, os meses foram passando mais rápido e as saudades de ver amigos e entes queridos foram sendo aplacadas. E, mais uma vez, a música lhe ofereceu uma saída.

Agora, com a possibilidade de voltar aos eventos presenciais, Wal Serra pretende brindar com doses de lindas canções interpretadas por ela e acalentar nossas almas. Para isso contará com a participação do músico Raphael Soares para trazer ao público um vasto repertório que passeia por vários gêneros musicais. 

Quem são?

Wal Serra é paulistana, nascida no bairro do Imirim, Zona Norte de São Paulo e desde muito cedo teve contato direto com a música. Filha de Walter Serra, metalúrgico nos dias úteis; Waltão do violão, nos finais de semana, assistia atentamente os ensaios do pai, quando se juntava a um grupo de chorinho e samba, com o qual percorria diversos espaços da cidade de São Paulo, para ganhar um dinheiro extra, fazendo o que mais gostava: tocar. A mãe, Dona Marly Maria, lhe transmitiu o legado do canto, embora não fosse profissional, cantarolava ou assobiava o dia inteiro, enquanto se dedicava às lidas domésticas. Musicista desde 1995, integrou coros e madrigais, cujos aprendizados ancestrais ocorreram nos terreiros de Umbanda. Intérprete, professora de música, diretora musical dos projetos Wal Serra em Roda de Bambas e #VemproSamba, integra os Poetas da Morada, na Escola de Samba Mocidade Alegre, curadora e pesquisadora nos projetos Sambando em Poesia. 

Raphael Soares é bandolinista, violonista e cavaquinista. Aos 12 anos iniciou sua prática musical nos estudos do cavaquinho e logo após passou a dedicar-se ao bandolim. Cresceu em ambiente sempre movido a rodas de choro, tendo como principal influência a 1ª geração de músicos da família: O bando de Macambira. Ainda adolescente, iniciou sua carreira como bandolinista ao lado da Família Macambira, onde até o momento participa de vários projetos e o mais recente é de repertório popular variado na Banda D’Jacira. 

Local

O Espaço Cultural Opereta é localizado na região central, próximo à estação de trem Poá da CPTM e possui ambiente rústico e muito procurado pelo público de artistas, coletivos e produtores culturais da região do Alto Tietê. Com capacidade para 100 pessoas, oferece infraestrutura básica de som e luz para apresentações de shows, peças teatrais, bar e área externa de convivência.