Confira 5 dicas para vender mais no Dia das Mães
Empresas possuem expectativa de 6,9% no aumento de vendas; Mohamed Gorayeb, especialista e mentor de vendas direta, orienta como empresários e comerciantes podem faturar ainda mais na data
Após dois anos de isolamento social, há muito otimismo para as vendas no Dia das Mães.
De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) existe uma tendência de forte retorno às compras físicas. Em relação a 2021, a expectativa é que as ventas apontem um aumento de 6,9% em relação a 2021, com um movimento médio de R$ 4,9 bilhões durante esse período.
"Aos poucos as coisas voltam ao normal e as pessoas começam a retornar para as compras físicas. Esse é o momento certo para aumentar as vendas no Dia das Mães, mas, para isso, é necessário utilizar as estratégias certas", comenta Mohamed Gorayeb, mentor de venda direta responsável por treinar mais de 1,2 de equipes comerciais de grandes marcas nacionais e internacionais.
Confira abaixo as dicas do especialista para aumentar as vendas no Dia das Mães.
Monte kits de produtos
Uma das coisas que você pode fazer para ter uma venda assertiva é a criação de kits. Mais do que um produto, o cliente quer oferecer um presente que faça a sua mãe feliz. Para isso, a criação de kits pode ser a solução perfeita. Que tal não vender apenas um perfume, mas sim um kit com perfume, óleo essencial e maquiagem? Ao criar um kit, o ideal seria criar três modelos diferentes, com preços baixo, médio e alto. Lembrando que para uma boa estratégia com kits, o ideal é o que possua alto valor tenha grande diferença de preço dos outros. Exemplo: Um kit de mil reais, é muito mais caro comparado aqueles que são de R$ 200,00 e R$ 400,00. Ao notar isso, os outros, consequentemente, irão parecer mais baratos e com isso terão maiores chances de serem comprados.
Atenção para as "mães de coração"
A argumentação do vendedor é essencial. Nesse caso, para o Dia das Mães, certifique-se que você não está vendendo apenas para as mães biológicas dos seus clientes, mas também para mães de coração. Ao terminar uma venda, pergunte se a pessoa tem uma avó, tia ou amiga, que considere mãe. Se mostre interessado e pergunte também se essa pessoa merece um presente.
Ofereça produtos para mães se autopresentearem
Se sua cliente for uma mulher, pergunte se ela não é mãe, mesmo que seja "mãe de pets". Não há nada errado em se autopresentear. Essa abordagem pode te garantir vendas adicionais.
Transmita segurança ao cliente
Quando os clientes vão presentear a mãe, ele são inseguros por natureza, eles têm medo de errar no presente. Em todo tipo de venda, é necessário transmitir segurança e principalmente em uma venda para presentes. No Dia das Mães isso não é diferente, na realidade, é até mais prioritário. Nessa data a sua concorrência aumenta muito mais. Exemplo: Se você trabalha com bijuterias, seu cliente no Dia das Mães quer comprar algo que agrade a mãe dele, não importa se é bijuteria ou não. Podem ser perfumes, chocolates, roupas, ou os mais variados produtos. O que vai fazer você se sobressair dessa concorrência, são os seus argumentos de venda. Seja autoconfiante. Logo irá perceber que essa dica vai render boas vendas.
Utilize excelentes argumentos desenhando o futuro
Uma dica para ser mais persuasivo é desenhar o futuro. Quando oferecer o produto para o cliente presentear a sua mãe, busque utilizar argumentos que mexam com a imaginação do cliente. Exemplo: "Imagine como a sua mãe vai ficar feliz ao receber esse produto de presente. Imagine o quanto ela vai sorrir ao receber esse perfume". Tocar a imaginação do cliente é uma excelente forma de mexer com o seu desejo e uma das melhores maneiras para fazer isso é desenhando um futuro.