Lance Livre

Lance Livre 24-05-2022

24 MAI 2022 • POR Edgar Leite • 05h00

137 anos do Casarão
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) postou, em suas redes sociais, lembrança sobre o dia 22 de maio, data em que o Casarão da família Marques Figueira completou 137 anos. O local abriga o Casarão da Memória.
 
Resgate histórico
O prefeito disse que é um resgate histórico e que merece ser celebrado. 
 
Personagens históricos
A antiga casa foi de um dos importantes personagens históricos de Suzano, Antônio Marques Figueira, e já teve um pomar nos fundos. Uma curiosidade é que o imóvel foi a primeira residência de dois andares da cidade.
 
Preservação
Mesmo com a revitalização do espaço, muitos aspectos puderam ser preservados, disse o prefeito. Hoje, o prédio conta com salas de projeção, ambientes que carregam a história da cidade. 
 
Até 31 de maio
Até o dia 31 deste mês, a Justiça Eleitoral encerra o prazo para a oficialização de federações partidárias. Inédita no País, a nova regra, criada depois de as coligações partidárias serem extintas para pleitos regionais e mantidas apenas para eleições majoritárias, permite que duas ou mais siglas atuem em conjunto. 
 
Data final
Inicialmente, a data final para o registro era 1º de março, mas uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou o prazo. 
 
Coligações
Diferentemente das coligações, onde a parceria poderia ser desfeita assim que se encerrasse o processo eleitoral, nas federações os partidos mantêm sua autonomia, mas deverão atuar como um só desde o período eleitoral, quando os candidatos vão concorrer a cargo político, até o fim dos quatro anos do mandato, caso sejam eleitos. 
 
Descumprimento
O eventual descumprimento da regra poderá causar ao partido dissidente a impossibilidade de federar com outras siglas durante as duas próximas eleições, ou até completar o prazo mínimo remanescente.