Prevenção

Saúde inicia atendimentos odontológicos para alunos da Apae

Profissionais especializados orientarão pais e jovens da instituição sobre cuidados bucais

26 MAI 2022 • POR De Suzano • 19h00
Saúde inicia atendimentos odontológicos para alunos da Apae - Glaucia Paulino/Secop Suzano

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio do Núcleo de Saúde Bucal, iniciou os atendimentos aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no consultório da entidade no último dia 18, com a verificação de cáries nos dentes dos contemplados. Os profissionais oferecem acompanhamento e orientação direcionada aos cuidados na região bucal aos pais e jovens participantes.

Os atendimentos estarão disponíveis de forma semanal e gratuita para que eles possam passar por consultas, exames nas gengivas e língua, além de outras demandas dentro do consultório da Apae, entregue pela Saúde de Suzano, após reforma no final de 2021, com novos equipamentos, como uma cadeira odontológica com refletor médico.

O apoio inclui também a orientação de pais e responsáveis de alunos em tratamento ou não, com dicas, sugestões e orientações acerca dos cuidados a se tomar para prevenção de doenças, incluindo a escovação dos dentes e a identificação de possíveis danos.

Segundo a diretora da entidade, Claudinéia Machado, a reativação da unidade por meio da Saúde suzanense beneficiará as crianças que mais precisam. “Nós ficamos dois anos com o consultório desativado e, agora, será possível dar um atendimento de qualidade aos nossos alunos aqui dentro, oferecendo a comodidade que eles precisam”, relatou.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, o consultório será essencial para os alunos, trazendo também um retorno importante aos profissionais. “Realizaremos os atendimentos para deixar os sorrisos dos jovens bonitos e saudáveis com um acompanhamento mais próximo. Isso faz uma grande diferença para eles, levando mais alegria e felicidade às crianças. Ver os rostos delas depois do tratamento sempre é muito gratificante”, afirmou.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o consultório entregue à associação busca facilitar a vida dos alunos da Apae e seus familiares. “No ano passado, promovemos a reforma do consultório odontológico porque sabemos que essa é uma demanda importante. Por vezes, as crianças que têm um dia a dia na Apae precisam de uma atenção bucal mais frequente, então estaremos os acompanhando para garantir sua plena saúde”, finalizou.